lareira

Arquitectura, Decoração

15 lareiras para todos os gostos

13 Nov , 2016  

O frio este ano teimou em tardar, mas quando chegou foi com toda o vigor. Confirma-se que a meia estação é algo que só já existe no nosso imaginário, e com a mesma rapidez que passámos da t-shirt para o sobretudo na rua, em casa mudámos o pé descalço para a mantinha no sofá, e com isso a vontade de acender o aquecimento, nas noites que já se fazem bem frias.

lareira 1

 

Elemento essencial numa casa, a lareira é incontestavelmente a mais elegante forma de aquecimento. Infelizmente, nos dias de hoje, devido à fugacidade da sociedade contemporânea, onde se verifica uma poupança máxima aos recursos aplicados à arquitectura, torna-se um privilégio ter uma lareira, um recuperador de calor ou uma salamandra. Optam-se por outras soluções menos ecológicas e económicas como o Ar Condicionado, Aquecimento Central ou os comuns radiadores.

 

 

lareira 2

 

Não há prazer igual ao de acender o lume, poder observar a lenha a arder, num ritual quase ancestral, onde nos entretemos a beber um vinho, a ler um livro ou simplesmente usufruir daquele momento de sossego.

 

lareira 3

 

Se há algum tempo a lareira era algo tradicional, actualmente assume os designs mais actuais, com linhas completamente distintas do convencional, adaptando-se à arquitectura e não oposto. Seja numa sala ou num quarto, as soluções que o mercado oferece, permitem desenhar uma lareira à medida, ou seleccionar a peça que se enquadra perfeitamente no nosso projecto.

 

lareira 4

 

Encontram-se ainda propostas para optimizar lareiras antigas. As opções são mais que muitas. Tendo a imaginação como limite.

 

lareira 5

 

Estes 15 exemplos que selecionei aqui, exemplificam a diversidade que hoje em dia uma lareira pode assumir. Dentro dos mais variados estilos de decoração, é naturalmente o elemento que complementa o ambiente e torna-o mais aconchegante e acolhedor.

 

lareira 6

Seja de forma mais minimalista e de linhas direitas. Ou uma peça mais trabalhada em que ganha maior destaque.

 

lareira 7

O que interessa é ter uma e usufruir desse privilégio.

 

lareira 8

 

lareira 9

 

lareira 14

 

lareira 10

 

lareira 11

 

lareira 12

 

lareira 13

 

 

 

lareira 15

Uns mais convencionais, outros mais arrojados, espero que apreciem estes exemplos inspiradores.

Cátia Marcelino

Comments

comments

, ,