espirito-de-natal-3

DIY

A Caixa do espírito do Natal | DIY #11

15 Dez , 2016  

É Dezembro e por estes dias andamos no frenesim do costume. Pessoalmente gosto da azáfama (desde que controlada e atempada) das escolhas e preparativos das prendas de Natal. Este ano, felizmente consegui a duas semanas do dia 24, ter tudo praticamente tratado, pois é desesperante deixar tudo para a última hora e aí é que tudo se complica. Cá em casa adoramos o Natal, mas tentamos evitar o consumismo desmedido. Gostamos de pensar nas prendinhas de forma muito pessoal, com carinho e detalhe. Presentes low cost? Yes, please. Produtos caseiros, nacionais, feitos à mão, feitos por nós, personalizados. Mas, acima de tudo acreditamos nos verdadeiros valores desta quadra, naquilo que se traduz no verdadeiro Espírito do NATAL.

espirito-de-natal-4

 

Pode parecer contraditório, mas para “materializar” esta ideia, criei a Caixa do Espírito do Natal. Nada mais do que uma simbologia, que entre a azáfama, as viagens e a falta de tempo, próprias da quadra natalícia, acaba por ficar um pouco adormecida. E como o espírito é essencialmente de partilha, partilho convosco este DIY #11.

paint-a-self-portrait

 

O principal objectivo é agradecer tudo aquilo que temos (atenção: a parte material não conta). Expressar a nossa gratidão pelas maiores riquezas da vida, fazer um balanço de todas as coisas boas que a vida nos dá. As boas pessoas que nos rodeiam, a pessoas que nos ama e que amamos, a família que adoramos, as experiências que nos enriquecem, a saúde que nos felicita, a paz nas nossas vidas e um sem fim de coisas que não tem preço, que não vem envolvido em papel de embrulho e que é tão fundamental, imprescíndivel para o nosso bem estar e espiritualidade.

Esta é a receita para esquecer o natal consumista. Vamos a isso?

Material:
– Uma caixa (de qualquer material, por exemplo de sapatos, de um telemóvel, das bolachas, que seja resistente q.b.).
– Várias folhinhas de papel para escrever notas (podem ser post it, bloco de notas, etc).
– Velas (para o número de pessoas com quem vão celebrar).
– Papel ou cartolina para o cartão das instruções.

 

 

espirito-de-natal-5

 

Podem forrar a caixa, para torná-la natalícia, esmerem-se, afinal, vai ser um pequeno tesouro de pensamentos e sentimentos. E claro, deem-lhe o nome que vai ganhar ainda mais graça.

Façam o cartão das instruções à vossa maneira, pode ser feito no computador, ou escrito à mão, como este que fiz. Podem/devem personalizar e o texto deverá ser algo como:

Na frente:

Que esta reflexão nos traga paz, amor e saúde
(as melhores das prendas)
BOAS FESTAS

 

espirito-de-natal-6

 

No verso:

  • Acender uma vela,
  • Fechar os olhos,
  • Sentir o espírito de Natal, pensar em coisas boas que nos tranquilizam,
  • Escrever uma nota como forma de gratidão (a Deus, ao Universo, ou àquela que for a vossa crença), por tudo o que nos deu de bom.

espirito-de-natal-7

 

Coloca-se tudo arrumadinho dentro da caixa, (vai ficar um mimo). Pode-se embrulhar e colocar na árvore. Pode ser dirigido alguém em particular para que inicie o ritual, por exemplo o patriarca ou matriarca família, o mais velho ou o mais novo. É perfeito para a consoada, ou para o dia 25. O mais interessante é que esta Caixinha é para durar. Serve para renovar todos os anos os agradecimentos (colocam-se mais folhas e velas caso seja necessário) e rever as notas dos anos anteriores.

 

espirito-de-natal-2

 

Espero que gostem da ideia. Tenham um Natal repleto de magia, daquela que nos enche o coração.

Cátia Marcelino

Comments

comments

, ,