m-maybe

Pintura

A Pop Art faz anos, ou Roy Lichtenstein

27 Out , 2015  

Dia 27 de Outubro foi o dia em que nasceu um dos principais preconizadores da Pop Art, Roy Lichtenstein.
Declarada admiradora deste movimento do inicio da década de 60 sempre tive como um dos meus preferidos Lichtenstein, embora, (apesar da sua personalidade mais controversa e perturbadora) seja uma deslumbrada por Warhol.

roy-lichtenstein

Mas falemos do aniversariante, que desenvolveu um estilo muito próprio. Deu uma outra dimensão à banda desenhada, também esta um símbolo da cultura pop. Inicialmente quase como brincadeira, a experiência para os seus filhos, com desenhos do Mickey, levaram-no a outro nível, onde o pontilhismo (influencia do impressionismo), teve um papel preponderante. As representações de cenas isoladas, com uma paleta de cores brilhantes, eram ampliadas em quadros que não só representavam a b.d. mas também anúncios de publicidade.

O traço negro é também uma das principais características presente nas suas pinturas, contrasta com as cores vibrantes e define o imenso impacto visual das obras do pintor.

 

ROY-LICHTENSTEIN

Mais do que uma crítica à cultura de massas, a Pop Art representou uma evolução decisiva nas Artes, e Lichtenstein, assumido representante do movimento, foi um grande contributo para essa alteração, numa época de grandes mudanças culturais e sociais.

Cátia Marcelino

Comments

comments

, , ,