Louboutin-1

Arquitectura, Decoração

Arquitectura | A casa de verão na Comporta de Christian Louboutin

16 Out , 2016  

Christian Louboutin além de ser um fantástico criador de sapatos, tem um bom gosto tremendo, mas isso não é novidade. Que ele gostava de Portugal também já sabíamos. Mas que ele tem uma casa em Lisboa e outra na Comporta, para mim foi novidade.

 

Chegou-me às mãos o artigo do The Wall Street Journal onde todos estes detalhes são revelados. Bem como as fotos magnificas da Casa que o Estilista adquiriu quase por acaso, aquando de umas férias em Portugal, ali naquela zona da Costa Alentejana.

Louboutin-1

 

A foto de cima, mostra a tradicional arquitectura Alentejana, que foi preservada, neste que é um complexo habitacional ainda por terminar. Perto de um arrozal, a decoração e organização conta com o bom gosto de Louboutin e de outras pessoas da sua vida que colaboraram neste projecto. E além dos espaços já existentes, irá contar com a construção de mais um espaço, que irá ser projectado por Tarek Shamma, o arquitecto que desenhou as lojas de Louboutin em Madrid e no Luxemburgo.

 

Louboutin-2

A vegetação típica do mediterrâneo, um poço, a zona de estar com vista para a água, tornam esta área muito agradável. Aqui é também reflectido o conforto e atenção ao pormenor que se sente no interior da habitação.

 

Louboutin-3
O estilista, confessa que se está a tornar um vício adquirir imóveis. A sua perdição por colecções estende-se ao mais variado tipo de objectos, que vai adquirindo em viagens pelo mundo, e através de excêntricas ofertas de amigos, também das mais variadas nacionalidades. Na imagem acima, por exemplo, são rochas e troncos de árvore, que trouxe do Arizona. Já na imagem abaixo, é um de dois, dos rinocerontes, que lhe foi oferecido por um amigo Turco, a propósito do seu 50º aniversário.

 

 

tk

 

 

tk
Zona de estar exterior, onde as peças de arte, se destacam uma vez mais.

 

 

Louboutin-6

As canoas que condizem com estilo de casa de férias e a sua localização próxima ao mar.

 

 

Louboutin-7

Na imagem abaixo, na zona de refeições, o painel com fósseis de conchas foi adquirido num leilão em Paris, sob o qual se encontram as cadeiras e mesa vintage, do designer T.H. Robsjohn-Gibbings.

 

tk

 

Na sala a mistura é também evidente. A mesa de centro brasileira, confraterniza com o tigre embalsamado, que se justapõe ao sofá Josef Frank. Mais atrás temos uma cadeira Hermès, verde, dos anos 60, que combina perfeitamente com o candeeiro de tecto, comprado em Portugal.

 

Louboutin-8

 

Os carros de veraneio, o Méhari amarelo e um Land Rover dos anos 60.

Louboutin-9

A piscina tem azulejos portugueses personalizados, feitos à semelhança dos tradicionais do século XVIII.

Louboutin-10

 

Pessoalmente, um dos pormenores que me deixou mais deslumbrada, é esta estrutura, estilo indiano Mughal, do ano 1900, que foi trazida de Udaipur, que serve de casa da piscina, para o reservatório de água, composto com os maravilhoso azulejos.

 

tk

 

Todo o resto do complexo habitacional é de uma arquitectura irrepreensível. Onde os pormenores que a diferenciam e enaltecem são constantes. Inspiração local, portuguesa, elementos de fusão, de tantas partes do mundo, tornam esta casa de verão uma delícia. E aqui tão perto. Um verdadeiro exemplo, que apesar da sua excentricidade, deve ser inspirador, pelo seu bom gosto e respeito pela arquitectura nacional.

tk

 

tk

 

 

Comments

comments

, , ,