Arquitectura

“Arquitetura Portuguesa Criatividade e Inovação” | Siza Vieira inaugura ciclo de conferências

2 Mar , 2016  

A 18 de março arranca um ciclo de conferências sobre “Arquitetura Portuguesa Criatividade e Inovação” que decorrerá até junho, a par de uma exposição, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Álvaro Siza vai dar início a esse ciclo, nome maior da arquitectura portuguesa. Será a conferência: “Inside a Creative Mind: Arquitetura Portuguesa Criatividade e Inovação”, com curadoria de Eduarda Lobato de Faria, a primeira de muitas.

Gonçalo Byrne, José e Nuno Mateus do ateliê ARX Portugal, Francisco e Manuel Aires Mateus, João Luis Carrilho da Graça, Inês Lobo e Eduardo Souto de Moura são os outros arquitectos convidados das próximas sessões.

Simultaneamente, também no edifício sede da Gulbenkian ficará patente uma exposição sobre o processo criativo em arquitetura com sete projetos concebidos pelos ateliês dos arquitectos acima referidos.

“Pretende-se dar a conhecer a forma particular e única de pensar destes arquitetos e a riqueza do seu trabalho quotidiano — o longo percurso entre as primeiras ideias e a obra construída”, explica um texto da Gulbenkian sobre esta iniciativa do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas.

O objetivo do ciclo é também promover o diálogo com profissionais de arquitectura consagrados, a partir de entrevistas seguidas de debate perante o público.

Saiba as datas das próximas conferências:
07 de abril, com Gonçalo Byrne,
14 de abril com José e Nuno Mateus | ARX Portugal,
28 de abril com Francisco e Manuel Aires Mateus,
12 de maio com João Luis Carrilho da Graça,
19 de maio com Inês Lobo
02 de junho com Eduardo Souto de Moura.

A exposição com o mesmo título do ciclo estará patente entre 18 de março e 06 de junho, das 10:00 às 18:00, na Galeria de Exposições Temporárias da sede da Gulbenkian.

Fonte: DN e Público.

Comments

comments

, , , ,