banksy-dismaland

Em Cartaz

Banksy dá vida a Dismaland | Isto não é um conto de fadas

27 Ago , 2015  

Este não é um parque temático qualquer, muito menos um conto de fadas.
O parque temático, da autoria de Banksy é um conjunto de instalações da mais extrema originalidade, pouco convencional, que gera polémica. Tem vindo a ser classificado como terrorífico e algo intimidante.

Banksy dismaland

Conta com a colaboração de mais de 50 artistas internacionais (entre os quais a portuguesa Wasted Rita), na cidade costeira de Weston-super-Mare em Somerset, Inglaterra. Ironia, sátira e disneyland, são os principais ingredientes para o resultado de Dismaland. Pessoalmente, saliento uma das intervenções mais perturbadoras, mas muito bem conseguidas, a representação da carruagem em forma de abóbora de Cinderela da Disney, numa cena que recria a trágica morte da princesa Diana, com direito aos pestilentos paparazzi nessa mesma representação.

 

Banksy-Dismaland-2

Quem está por terras de sua majestade deve aproveitar, a oportunidade única de visitar este festival de artes.
No entanto, os primeiros bilhetes daquela que é uma das maiores instalações de arte surpresa dos últimos tempos já foram postos à venda e esgotaram numa tarde. Compreensível esta corrida às entradas, uma vez que a Dismaland tem duração limitada, infelizmente, de apenas cinco semanas.

banksy_3

Em dois minutos, podemos ver neste vídeo, a apresentação de forma divertida e sempre irónica do género de atividades e construção artística que é possível vislumbrar no espaço “encantado” de Dismaland, uma visita ao perturbante mundo de Banksy…

 

Cátia Marcelino

Comments

comments

, , , ,