BradenburgerTor-berlin-tezturas

Arquitectura, Em Cartaz

Berlim | 25 anos depois da queda do muro

4 Nov , 2014  

Berlim é uma cidade que me deixou vontade  de voltar. Quando a conheci, todo o seu passado e envolvência de capital europeia, me fascinaram mais um pouco. Apesar de conhecer a história do que foram estes 28 anos de divisão, e ter umas memórias difusas da data em que o muro caiu, é impressionante presenciar no terreno as divisões que existiam, através dos propositados vestígios, que são bem visíveis, que nos obrigam a  imaginar como aquela população vivia, dividida e na sombra da Guerra Fria.

 

tezturas-east side gallery-berlin

East side Gallery, pintura de Dimitri Vrubel, Foto de 2010.

 

O aniversário assinala-se no dia 9 de Novembro, mas será já no dia 7 que um dos pontos altos das comemorações terá inicio. Pelas mãos do Designer Christopher Bauder e do  Cineasta Marc Bauder, uma grandiosa instalação por toda a cidade, de balões iluminados, correspondendo exactamente ao percurso do Muro de Berlim, numa extensão de 15km que naturalmente passará pelo Reichstag, Brandenburger Tor , Potsdamer Platz, Bornholmer Straße, Bernauer Straße, Checkpoint Charlie e East Side Gallery.

 

 

tezturas-check-point-charlie-comemorações-muro-berlim

 

A acompanhar esta instalação, irão realizar-se concertos, espectáculos de dança, e outras actividades, nos vários pontos acima assinalados. Que culminarão no dia 9, com um concerto da Bradenburger Tor, pela Orquestra de Berlim que tocará o Hino da Alegria (Ode to joy)  de Beethoven, enquanto se soltarão os balões da liberdade.

Fiquem com algumas imagens e o vídeo, da simulação deste fantástico trabalho, que se integra na arquitectura de toda a cidade, com as pessoas, e que reaviva a memória para o passado, celebrando a Paz e a Liberdade do presente.

 

tezturas-Comemoracao-25anos-QuedaMuroBerlim_CheckpointCharlie

Checkpoint Charlie

 

Berlim Foto Aérea

 

 

Cátia Marcelino

Fonte: DVG Kulturprojekte Berlin WHITEvoid

Comments

comments

, , , , , , , , , ,