Em Cartaz

Cinema | Carlos Conceição homenageado no Festival de Amiens

7 Nov , 2014  

Tezturas  destaca o realizador Carlos Conceição, autor das premiadas curtas-metragens “Boa Noite Cinderela”, “Carne” e “Versailles”,  que é o nome em foco do programa Pygmalion do 34º Festival de Cinema de Amiens, em França.

A secção dedicada aos nomes emergentes do cinema europeu apresentará uma retrospetiva integral do trabalho do realizador e uma masterclass aberta ao público do Festival. No âmbito da retrospetiva, o festival francês editará ainda em DVD as curtas-metragens do cineasta — “Carne”, “O Inferno”, “Versailles” e “Boa Noite Cinderela” — para distribuição internacional.

Em 2015, a convite do Festival de Amiens, Carlos Conceição fará também parte de uma residência artística de um mês na Villa Medici, em Roma, para o desenvolvimento de um novo projeto.

“Boa Noite Cinderela”, a mais recente curta-metragem de Carlos Conceição, natural de Angola, teve estreia internacional na Semana da Crítica da última edição do Festival de Cannes. O filme, uma adaptação do conto clássico, é, nas palavras de Fabien Gaffez, crítico e programador da secção Pygmalion, “um conto Sadiano de glamour irónico que, nos seus recursos declaradamente limitados, sinaliza o ilustre início de carreira de um grande cineasta, afectando a sua audiência de forma profunda e sublime”.

Um ano antes, “Versailles” foi a única curta-metragem portuguesa a estrear em competição no prestigiado Festival de Locarno 2013.

Tendo realizado todos os seus filmes à margem de apoios estatais ou institucionais, Carlos Conceição considera esta mostra em Amiens “uma forma muito estimulante de divulgar o trabalho feito e de o valorizar, uma vez que em Portugal o cinema nacional parece acontecer cada vez mais dentro de círculos relativamente fechados.”

O Festival de Amiens decorre, este ano, entre 14 e 22 de Novembro. Ao longo das 34 edições contou com vários participantes portugueses tendo atribuído, em 1993, o prémio principal ao filme de Fernando Lopes “O Fio do Horizonte”.

BIOGRAFIA do Realizador:

Carlos Conceição nasceu em Angola em 1979. Licenciado em linguística/Inglês, especializou-se em literatura Anglo Saxónica e romantismo. Carlos licenciou-se também em realização pela Escola Superior de Teatro e Cinema (2006), e logo após começou a criar vídeo-arte, videos musicais e até mesmo instalações. BOA NOITE CINDERELLA é a sua quarta curta-metragem de ficção, seguindo O INFERNO (2011), CARNE (premiado no IndieLisboa, em 2010) e VERSAILLES (exibido em Locarno, Vila do Conde e Mar Del Plata, em 2013). Neste momento, está a desenvolver dois projetos de longas-metragens, uma dos quais a ser filmada em África, perto da cidade do sul de Angola, cidade onde nasceu.

Fonte: Curtas Metragens CRL

 

, , , , ,