Comes e Bebes, Cozinha, Saber Viver

Comer fora #4 | Suntory

8 Jun , 2015  

Aviso, desde já, que o Suntory é o melhor restaurante de sushi de Lisboa. Sim, afirmo-o com todas as letras.
Já fui a muito restaurante de sushi. Dos bons, dos achinesados, dos caros, dos finórios, onde servem o bicho ainda vivo, dos exóticos ou dos da moda. Já tive discussões muito acesas e nada bonitas, mas fashion ou não, este é mesmo aquele que ninguém supera. Mas isto, é só a minha humilde opinião.
O sushi acima de tudo, é “moda”! Sim, porque eu tive a sorte – e o bom gosto – de apreciar esta especialidade japonesa há uns 10, 11 anos antes de se tornar nesta coisa de massas, que até já tem festival, como se fosse marisco, – no país dos festivais, é só mais um – mas quem gosta verdadeiramente, percebe aquilo que eu digo. Este tipo de comida, sugere que se saboreie com delicadeza, que se coma com cuidado, e se perceba a essência de cada peça, para comer sem pressas e digerir calmamente com um bom molho de soja e wasabi.

suntory_6

Irrita-me só um bocadinho, aquelas pessoas que eram completamente cépticas e claramente começaram a comer, porque é foleiro não gostar de sushi e que afinal gostam muuuito, e agora são bem mais fixes, mas não conseguem comer sashimi, e o que preferem mesmo é ali o arroz e a fruta e a tempura. Enfim, gostos não se discutem e todos têm direito a uma segunda oportunidade, mas faz-me sempre confusão a falta de personalidade. Pessoas que não amam verdadeiramente sushi, este restaurante, é um desperdício para vocês, ide ao chinês da esquina.

Chega de divagar, e vamos ao que interessa, o sushi do Suntory.
Para começar, o ambiente é muito agradável neste espaço, que fica em Picoas, mais concretamente no Picoas Plaza, bem escondido, como se quer, quando se trata de um sítio assim especial.
Somos sempre bem recebidos, tenho uma simpatia especial pela Vanessa, cara que vejo lá desde o início, e uma das responsáveis – além da comida – dos meus regressos fortuitos a esta casa.

restaurante_suntory

Há espaço para fumadores e não fumadores, (com extracção de fumo à séria, ao contrário de muitos restaurantes que têm esta vertente). E uma das particularidades para quem vai num mood mais romântico ou prefere mais privacidade, há o espaço zen, que é dividido com biombos e onde se come no chão – no sushi sê japonês. A decoração tem tudo a ver com os restaurantes japoneses que estamos habituados a ver nos filmes e mais um pouco. Uma ponte, biombos, pedras, bambus, um bar, só para beber um copo, ou a possibilidade de comer no balcão da sala principal e ver os chefes a preparar o peixe.
Na minha opinião de profissional da área, precisava de uma pequena renovação. Trocava as plantas artificiais por naturais, reduzia muito dos pormenores acessórios de decoração e tornava-o mais “clean”, melhorava a iluminação e faria também uma renovação nas cores gerais, para ampliar o espaço visualmente, mas isto é só um aparte.

suntory_3

Mas, num restaurante, além do atendimento, o mais importante é a comida, e nisso, o Suntory Exotic Japanese Fusion prima pela qualidade e originalidade – o ideal, para quem gosta de sushi de fusão como eu.  Tem uma carta muito variada, desde carnes deliciosas, a salmão especialmente confeccionado, massas especiais, mas por norma, a minha escolha recai no tradicional combinado japonês, em que pode variar a degustação, assinada, ou rodízio de sushi.

suntory_1
Comecemos o festim. Foi naquele dia, aliás, naquela noite especial, a dois. Saltámos a sopa miso, porque estava calor, – mas aconselho, é mesmo boa – e chegaram as guiosas e os mini-crepes, para nos darem as boas-vindas, uma entrada tão gostosa, que não se deve evitar.
Aqui, nunca dispenso o temaki, e a escolha é complicada, porque são todos divinais. O que mais gosto, é o sumô (salmão e camarão panado com queijo creme e cebolinho), mas o tuna (atum) ou shake (salmão) são igualmente bons, e a alga perfeita, é perfeita em todos, uma delícia!

suntory_2

O que se seguiu foi o verdadeiro manjar de sushi. Sashimi, nigiri, uramaki, hot rolls, tataki e gukan, são os nomes ou tipos de peças que tivemos o deleite de saborear uma vez mais. Somos mesmo fieis a este pequeno segredo de Lisboa.

suntory_4

A apresentação é óptima, e a quantidade também. De ressalvar que caso se peça rodízio, aqui ninguém fica à espera – ao contrário dos sítios, onde nos fazem perder a paciência, o apetite e a disposição, com certeza que já vos aconteceu – aqui são céleres e atenciosos, sem desculpas porque a casa está cheia, ou porque acabou o peixe, pelo contrário, aqui zela-se pela total satisfação do cliente.

suntory_5

As fotografias falam por si, o aspecto deste prato é mesmo de fazer crescer água na boca, mas no que toca à explicação da mistura de sabores e texturas, só me ocorre dizer “um verdadeiro festival de sensações na minha boca” onde tudo bate certo. Peixe fresco, simples ou extremamente elaborado, com uma coisa que os une, a qualidade. Agridoce, picante, frio, quente, suave, crocante, sabores que nos enchem de gula e simultaneamente de satisfação.j
Para beber, há bons vinhos, desta feita, foi uma garrafa de Muralhas. Mas também há cerveja japonesa e chás variados, frios e quentes, o evolution – da casa – é bom chá para refrescar.
Confesso que das inúmeras vezes que fui ao Suntory, só uma é que comi sobremesa, e foi gelado, mas a oferta é apetitosa, eu é que nunca tenho apetite, para mais nada a seguir ao prato.

O que posso acrescentar? Nada mais,  apenas que experimentem, pois não se vão arrepender, o Suntory Exotic Japanese Fusion – ou Suntory para o amigos – é irrepreensível.

Cátia Marcelino

Click to add a blog post for Suntory on Zomato

, ,