IMG_20160425_194514-01

DIY

Como fazer velas | DIY #10

19 Mai , 2016  

Adoro velas!!! Tenho sempre imensas espalhadas pela casa em todas as divisões, acho que é aquela cena intemporal, que nunca, jamais será démodé, que acrescenta valor numa mesa, perfuma a casa e torna qualquer ambiente mais acolhedor.

Aprendi a fazer velas no Liceu, tive a sorte de ter uma professora de Oficina de Artes que não se limitava a cumprir o programa e a propósito de uma festa que tínhamos que decorar, metemos mãos à obra.


Desde essa altura que nunca mais tinha feito nada, até que o meu pequeno sobrinho me lançou o desafio. Tia como é que se fazem velas?? E lá lhe ofereci um pequeno kit para o efeito. E achei por bem partilhar convosco a nossa experiência, porque além de ser fácil, é muita giro e depois além de as personalizar com cores ou aromas, podemos usá-las ou guardar para oferta.

 

Material:
– Parafina (à venda nas tradicionais drogarias)
– cordel
– corante ou lápis de cera
– óleo de incenso ou fragrância (opcional)
– formas de silicone (ou outra à escolha)
– panela velha
– panela para banho Maria
– colher velha
– pauzinhos de gelado
– tesoura
– fita-cola
– agulha grossa

1. Começamos por cortar os pavios. Devem ser presos na forma de silicone de maneira a que fiquem presos no pau do gelado com fita-cola, numa das extremidades, e na outra atravessar o fundo, que se fura com a agulha, e se prende com outra fita-cola. Deve-se deixar cordel suficiente para queimar.

Fazer velas 1

 

2. Leva-se a parafina ao lume em banho maria e aguarda-se que esta fique líquida mexendo com frequência. Acrescentam-se umas gotas de corante ou um pouco do lápis de cera. E caso vos agrade, deitam-se umas gotas do tal incenso.

3. Assim que se retira do lume é importante realizar este passo rapidamente, que é encher os recipientes com a parafina e deixar secar.

4. Aguarda-se cerca de três horas e já se podem retirar as velas da forma. Estão prontas a ser utilizadas.

Ficaram bem bonitas, as nossas!

Fazer velas 2

 

Além da parafina existem outras ceras que podem ser utilizadas. As formas também podem ser de alumínio ou outro material, desde que consigam executar esta técnica com o pauzinho e seja fácil desenformar.

IMG_20160425_194514-01

 

Para fazer em copos ou frascos de vidro, onde a vela arde, dá um pouco mais de trabalho, pois o pavío tem que ser previamente embebido em parafina derretida e seco, para ficar rijo e direito e só aí fica pronto para ser incluído no copo ou frasco da vela. Ou seja, é preciso fazer o passo 2. duas vezes, mas o resultado é melhor, pois o pavío queima mais facilmente do que na solução acima.

E assim conseguimos velas originais e feitas com amor.
Espero que vos seja útil este #diy.

Cátia Marcelino

Comments

comments

, ,