Saber Viver, Vida

Das tradições #1 | São Martinho e o Magusto

15 Nov , 2015  

Quem tem acompanhado o Tezturas sabe que gosto de celebrar as festas tradicionais. O Magusto no dia de São Martinho não é excepção. Sou convicta devoradora de castanha assada, e apesar do calor que se tem feito sentir, não abandonei este costume Outonal em dia de Festa.
Durante estes dias, são várias as ocasiões e eventos onde o hábito ancestral da castanha assada se celebra. Mas o Magusto e o São Martinho têm uma história.

 

Magusto

Para quem não sabe, o Magusto é uma festa de origem popular, que pode variar de região para região, em Portugal e também é celebrado na Galiza (Magosto) e nas Astúrias.

Magusto

Conforme a tradição, grupos de amigos e famílias juntavam-se à volta de uma fogueira onde se assavam castanhas ou bolotas para comer, bebia-se a jeropiga, água-pé ou vinho novo, faziam-se brincadeiras, as pessoas enfarruscavam-se com as cinzas, cantavam-se cantigas. É possível que em meios mais pequenos onde se mantêm estas tradições de forma mais vincada, ainda se realizem estes “rituais”, que estavam também associados ao culto dos mortos (dia de todo-os-santos).

Magusto

O Magusto realiza-se em datas festivas: no dia de São Simão, no dia de Todos-os-Santos ou no dia São Martinho. Mas sem dúvida que a mais comum actualmente é o Dia de São Martinho. Segundo se conta a lenda, Martinho de Tours (São Martinho), num dia de chuva ao passar a cavalo por um mendigo que não tinha vestes, partilhou a sua capa, a qual rasgou com a sua espada e ofereceu metade à pobre alma, e como que por milagre parou de chover, originando-se o “Verão de São Martinho”.

Magusto

Cá em casa, não comemos bolotas, mas muitas castanhas assadas! Juntamos outras coisinhas boas, típicas desta altura para complementar o nosso
Magusto. E nas bebidas foi mesmo o que havia à mão. Ora vamos lá a enumerar/desvendar o que constou no menu.

Magusto

Além da castanha assada, ouve batata doce, claro está, também comum desta época do ano. Acrescentou-se uns doces para comer com tostinhas, Lemon Curd e Doce de Abóbora, tudo caseiro, o primeiro, de fabrico de uma mãe e o segundo de uma avó. Ainda umas Nozes e tâmaras para acompanhar. Delicias para nos satisfazer no final de tarde, que não deixou de ser acompanhado por água pé, ginginha, e jeropiga. Ficámos “jantados” e felizes.

Magusto

 

Magusto

Espero que gostem da partilha deste momento simples, mas reconfortante, o pretexto para preparar  tudo a preceito, sair um pouco da rotina do dia-a-dia e relaxar por instantes – ainda que breves – à volta de uma mesa bonita.

 

Magusto

 

 

IMG_20151111_182048978_HDR-01

Cátia Marcelino

 

Comments

comments

, , , ,