David-Bowie-as-Ziggy-Stardust

Música

David Bowie | Um ano depois de Black Star ★

10 Jan , 2017  

Faz hoje um ano acordei com a notícia: Bowie tinha morrido. What?! Não pode ser.
Um amigo mandou-me uma mensagem a avisar. Fiquei estupefacta, meti o telefone para o lado e voltei a enterrar a cabeça na almofada, qual avestruz assustada. Nem queria acreditar, talvez fosse só um pesadelo e quando acordasse estaria o Ziggy Stardust vivo como sempre.

Mas não, mal despertei para a realidade, fui bombardeada com a tenebrosa notícia que encheu o dia. E que dia tão triste e solitário esse. Fiquei realmente consternada. “Ainda há dois dias foi o seu aniversário… Como é que é possível?” Tinha-o como figura máxima de singularidade, da música, da criatividade, do talento, de tantas coisas em que ele se destacava, que é impossível colocá-lo em palavras. À semelhança do que escrevi a propósito do seu aniversário, aqui, dia em que lançava o Black Star, (terrível coincidência), passado um ano após o seu desaparecimento, sinto a necessidade de manifestar o quanto me motiva e inspira David Bowie.

Até para o processo criativo, ele é para mim um fauno (o equivalente a musa inspiradora), ao ponto de o expressar nas cadeiras Tezturas.

Space Oddity é das minhas músicas preferidas de sempre e é tão intemporal, tal como a Heros, a primeira música que ouvi consciente de quem era o seu cantautor (no concerto do próprio, no filme Os Filhos da Droga, que vi pela primeira vez início de 90). Let´s dance, noutra fase é mais uma que marca o meu percurso. E por aí fora.

Passado um ano, muito mais se falou de David Bowie, embevecemo-nos ao som de Black Star e a sua despedida (ou não) da vida terrena, tributos foram feitos por todo o mundo, e Portugal não é excepção. A propósito do 70º aniversário do artista, David Fonseca reuniu uma selecção de cantores do momento em Portugal e deu voz a um bonito álbum, Bowie 70. Onde destaco a interpretação de Life on Mars? de António Zambujo, a Space Oditty por Camané e a Fame por Marta Ren. Só estará disponível em Fevereiro. Mas ficam para já, aqui com uma pequena amostra.

David Bowie Forever ★