diy3 (1)

Decoração, DIY

Decoração | DIY #3 Quadro com Sapatos de Bebé

5 Jan , 2015  

Dos mimos que o Pai Natal trouxe, caíram mesmo uns sapatinhos no sapatinho. Mas estes foram especiais, de alguém muito especial.
Uma ideia muito original para aproveitar os sapatinhos de bebé, (que são uma coisa muito gira e fofa), que se conserva e está sempre em bom estado porque na maioria das vezes os bebés não os utilizam e realmente é uma pena não lhes dar uma segunda oportunidade. Para decoração do quarto ainda enquanto são crianças, ou porque não numa fase adulta. Tudo depende da forma como for adornada esta solução e assim adequá-la ao ambiente que se pretende.

Para realizar este DIY ou faça você mesmo, é necessário o seguinte material:

– Moldura com vidro, com profundidade ( dimensões suficientes para que os sapatinhos encaixem, de forma a ficarem à medida), normalmente existem à venda em lojas de decoração, ou de artes manuais.
– Sapatinhos,
– Tecido giro para forrar o fundo da moldura, (ou em alternativa também se pode usar uma foto, como uma moldura maior e ajustar os sapatos de forma a aparecer a cara do bebé),
– Tesoura,
– Cola para tecido ou fita-cola dupla (para colar o tecido ao fundo da moldura),
– Cola tipo bostik, (daquela que parece pastilha elástica), neste caso foi UHU.
– Lápis.

diy_babyshoe
Neste caso são os meus sapatinhos de bebé, e os do meu namorado. De acordo com a decoração do nosso quarto, que tem vários apontamentos de preto e branco, em particular num padrão de riscas largas em preto e branco, optei por utilizar um resto de tecido de almofadas, com esse mesmo padrão (literalmente) como pano de fundo, mas a originalidade neste ponto fica ao critério de cada um.

diy-baby-shoe-sapatinho de bebe croche


1.
Com o lápis marca-se o tecido com a medida, que irá ocupar o fundo da moldura. Após essa marcação corta-se o tecido com a tesoura. em seguida, aplica-se o tecido com cola para tecido ou fita-cola dupla, no respectivo lugar. A aplicação do tecido deve ser feita com algum cuidado, de forma a não deixar rugas nem marcas, para que o tecido fique bem esticado e o acabamento perfeito. Deixa-se secar alguns minutos.

diy-baby-shoe-2


2.
Em seguida fazem-se bolinhas da cola tipo bostik, (eu costumava usar esta cola, para colar os posters na parede, sem deixar marca, naqueles tempos, em 1900 e qualquer coisa) mas agora já há várias variedades que têm capacidade de colar molduras e outras coisas mais pesadas na parede, é o caso desta versão da UHU, mas ainda não colei nada pesado na parede, utilizo para este tipo de fim. Conforme a área do sapato e para que ele fique bem fixo no tecido, assim devem ser aplicadas as bolinhas.

SAM_4844


3.
Este é o momento de fixar os sapatinhos no fundo do quadro. É necessário certificar que o tecido está bem colado e seco. Após esta verificação, colocam-se os sapatinho do sítio escolhido. Neste caso são dois pares, que ficam justos tendo em conta a largura da moldura, mas caso se utilize apenas um, devem centrar-se ou jogar com os elementos que vão compor este trabalho. Optou-se por colocar as biqueiras dos sapatinhos para cima, encostando os calcanhares à base da moldura.

diy-baby-shoe-3

 

4. Por fim, encaixa-se o vidro e a moldura nos respectivos sítios. E está concluída a obra, pronta a colocar na parede  ou em cima de algum móvel, e personalizar o espaço.

diy-baby-shoe-5

 

Acabei por colocar num cantinho na parede do quarto, alinhado com outras molduras, tudo em tons preto e branco. O resultado final ficou elegante, trazendo para intimidade um pouco da nossa infância, que deve estar sempre na nossa memória. Espero que apreciem mais esta experiência Tezturas.

diy4

Cátia Marcelino

Comments

comments

, , , ,