Em Cartaz, Música

Festas de Lisboa | Selecção Tezturas (parte 2)

2 Jun , 2015  

Esta é a segunda parte do melhor daquilo que vão ser as Festas de Lisboa aos olhos Tezturas – uma humilde mas selectiva escolha. Para ler a primeira parte espreite aqui. Para saber mais, siga atentamente este artigo.

E ainda no:
//SE HÁ FESTA, HÁ MÚSICA

  • Fados e Tudo comissariado pela grande Aldina Duarte, enche-se o São Luiz Teatro Municipal, 18, 19 e 20 Junho.
  • Faz Música Lisboa! pelos jardins da cidade, 20 Junho. Entrada Livre.
  • Com’Paço  VIII Festival de Bandas de Lisboa. Vários Jardins, 27 Junho. Entrada Livre.
  • Festival Coral de Verão. No Centro Cultural de Belém, Mosteiro dos Jerónimos e Museu de Marinha. 26 a 29 de Junho. Alguns com entrada livre.

 

//GRANDES E PEQUENOS PALCOS
Chamo a atenção para o Teatro das Compras, que deve ser muito interessante tendo em conta os autores e o formato.

teatro-das-compras

//NO GRANDE ECRÃ
Ao ar livre ou no escurinho do cinema, a escolha é variada, no feminino e não só, o ideal é mesmo ver as datas e escolher a película clicando acima.

 

//NO MUSEU OU FORA DELE
São muitas exposições e actividades, uma que já mencionamos por aqui, como é o caso de Génesis, do fotógrafo Sebastião Salgado, e outras que remetem para a Festa:

  • Vieira da Silva em Festa, dia 13 celebra-se também o nascimento da pintora, muita animação nesse dia, 10h a 22h. Entrada Livre.
  • A Minha Vida Dava uma Sardinha, a propósito do já conhecido concurso das sardinhas para as Festas. Até Agosto. Galeria Millennium. Entrada Livre
  • Vivinha a saltar! As Varinas na Obra de Bordalo e As novas Sardinhas de Bordalo. Até 21 Junho no Museu Bordalo Pinheiro. Entrada Livre.

 

//PALAVRAS E CONVERSAS
É isso mesmo, virado para a conversa e para a literatura, 6 eventos dos quais destaco:

  • Noite da Literatura Europeia, Príncipe Real, 18h às 23h Entrada Livre.
  • Happy Day, 28 Junho Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, 11h às 19h. Dedicado à Felicidade, que nos faz tanta falta. Entrada Livre.
  • FMINT2015, Fórum Municipal da Interculturalidade. Praça de São Paulo, 10h às 22h. Entrada Livre.

expo-sardinhas2-1024x1024

//FESTAS E FESTIVAIS
E aqui é que começa o problema, muita coisinha boa, cuja selecção terá que ser mesmo pessoal, tem tanta variedade que não me atrevo a escolher. Vejam por vocês mesmos aqui.

 

//VOZ E GUITARRA (encerramento)
No Terreiro do Paço, dois dias e dois instrumentos para terminar em grande – claro está – com grandes, enormes, nomes da música Portuguesa, de três gerações de intérpretes:

3 Julho
David Fonseca, Dead Combo, Filipe Cunha Monteiro, Gisela João, Jorge Palma, Kalu, Luísa Sobral, Luís Represas, Mafalda Veiga, Márcia, Mário Delgado, Norberto Lobo, Olavo Bilac, Tim, António Jorge Gonçalves.

4 Julho
Ana Bacalhau, Ana Deus, António Zambujo, Carlos Nobre, João Pedro Pais, Luís José Martins, Luís Varatojo, Miguel Araújo, Moz Carrapa, Rita Redshoes, Samuel Úria, Sara Tavares, Sérgio Godinho, Tim, Vitorino, António Jorge Gonçalves.

 

festas de lisboa_2015_opacidade

 

Será assim, até Julho. Mas pensam que fica por aqui? Claro que não! Falta o melhor! O que há de mais autêntico, os arraiais e bailaricos, por essa cidade fora. E como prometido, o Tezturas irá publicar, na terceira e última parte deste artigo, aquilo que será a vertente “profana” da festa. Não há romaria, sem arraial e que nos valha o Santo António!

Cátia Marcelino

Fonte: EGEAC e ilustrações do talentoso Nuno Saraiva.

Comments

comments

, , , ,