Comes e Bebes, Cozinha, DIY

Fevereiro e o São Valentim (Parte 4) | O jantar

11 Fev , 2015   Gallery

O dia dos Namorados, pode ser extremamente chato. Em primeiro lugar, se estivermoss sozinhos, o mais certo é ficarmos com uma neura insuportável. Se tivermos par, corremos o risco de ir parar a um restaurante onde fazem aquilo a que eu chamo “jantar de grupo do dia dos namorados”, em que a lotação é tanta, que as mesas quase ficam coladinhas umas à outras, para fazer render o peixe e até podemos ouvir as conversas uns dos outros. Parece que é imperativo ir jantar fora neste dia, como se não bastasse toda a vertente comercial desta comemoração.
E que tal, preparar um manjar em casa, sob a temática do amor, da paixão, do “rómance”. Preparar uma refeição especial, do gourmet, ou comidinha caseiraEsmerar-se numa mesa bonita, com um arranjo de flores, acender umas velas, colocar uma música ambiente com que se identifiquem, tudo isto irá criar um ambiente exclusivo e intimista. Só se reservar o restaurante todo para si, poderá desfrutar desta privacidade e romantismo.

 

vela vermelha

 

Para quem tem dificuldade na escolha do cardápio, ou falta de imaginação para a decoração da mesa, Tezturas não o deixa em mãos alheias. Preparei para esta noite especial, várias opções que poderão facilmente implementar em casa, ou num cantinho romântico, onde pensa planear este jantar.

 

mesa de jantar afrodisíaco decorada

 

Um Jantar Afrodisíaco | Melhor temática impossível, afinal a paixão deve estar acesa sempre entre os apaixonados, e neste dia não deve ser excepção. Nada como Comes e Bebes a rigor, para aquecer essa paixão. A mesa, tentem improvisar com o que tiverem por casa, em tons de encarnado. Não tem que ter corações, ou ursinhos, só por ser Dia dos Namorados, aliás, evitem. Uns guardanapos de pano giros, uns copos, ou até mesmo a toalha, podem dar o toque de romance. Depois os ingredientes irão fazer o seu papel, e só por si enfeitar a mesa. Na foto em cima, coloquei uma malagueta em cima de cada individual. Os suportes das velas vermelhos também criam uma atmosfera romântica.

O menu escaldante é o seguinte:

Cocktail: Sex on the beachà la Tezturas muito fácil: Vodka, groselha, sumo de laranja e sumo de maracujá. Tudo misturado com bastante gelo, no copo misturador, para aliviar o calor.

Entrada: Ovos de codorniz com molhos spicy, (dizem por aí que este ovo tem propriedades que aumentam a líbido, caso provem, depois comprovem).

 

ovos de codorniz spicy

Foto miserável tirada com o telemóvel

 

1º Prato: Tábua de Pimentos Padrón, Pimentos vermelhos recheados com philadélphia e espargos. Os pimentos são, só por si, bastante intensos, os padrón, já se sabe, uns pican otros non. Os espargos e o queijo com a sua suavidade amenizam este prato.

 

pimentos

Pimentos recheados, pimentos padrón, espargos.


2º Prato: Linguini com tinta de choco, vieiras picantes e melEsta mistura com origem no mar, proporciona um festival de sabores na boca, apelando aos sentidos, numa mistura agridoce, com um toque picante.

 

linguini com vieiras picantes

Linguini com vieiras picantes

 

Sobremesa: Frutos Vermelhos. Romã, uvas, morangos, ameixas, maçã vermelha (o fruto proibido), tudo vale no role da fruta vermelha, para partilhar e saborear a dois. Funciona como centro de mesa, se dispuser as frutas assim, como nas fotos.

 

frutos vermelhos

 

Bebida: Sangria com morangos ou um lambrusco tinto. Um porção generosa para brindar muitas vezes, ao amor.

 

sangria de lambrusco

Sangria

 

E depois aproveita-se o calor do jantar, para dar aso à imaginação e à paixão.

 

Jantar de Marisco | Atenção, não é preciso ser assim uma grande mariscada, porque afinal de contas, o jantar convém não ser pesado, há coisas a fazer after dinner, pelo que o ideal é agradar aos sentidos, sem exagerar. Prepare uma toalha de mesa com tons neutros, ponha uns individuais ou marcadores a contrastar. Use pratos lisos para que o marisco seja o protagonista. Copos de vinho de pé alto e guardanapos de pano, são imprescindíveis. Sirva o pão e as tostinhas numa cesta. Prepare um frapé bem gelado para servir o vinho, claro. E não esquecer as velas, que independentemente da temática, têm que estar sempre presentes neste Jantar de São Valentim.

 

marisco 1

 

Cocktail: Esmere-se e faça um cocktail fresco. Um daiquiri, uma margarita, arrisque.

Entrada: Amêijoas à Bulhão Pato. Para saborear lentamente e sentir o mar no palato. Escolha umas amêijoas frescas, no sábado não será difícil.

Prato Principal: Sapateira com o recheio a acompanhar. A sapateira, não lhe vai dar trabalho a confeccionar, será mais trabalhoso arranjá-la é certo. Pode comprar congelada, já vem cozida, e costumam trazer bastante recheio.

Bebida: Compre um bom vinho verde, afinal o jantar é em casa e a ocasião, não pede menos. Por exemplo, numa garrafeira perto de si. Já que o “Sem igual” na foto, foi oferta de amigos, e não é fácil encontrá-lo, mas fica a excelente recomendação.

 

marisco 2

 

Jantar de Sushi | Proporcionar um festival de sabores orientais, cada vez com mais apreciadores. Se for o vosso caso, pode arriscar e preparar em casa. Seguindo alguns tutoriais na net, ou pode fazer batota e encomendar de um restaurante que tenha take away. O Home Sweet Sushi por exemplo, na zona de Lisboa, levam a casa, e estão com uma campanha especial Dia dos NamoradosAssim poderá reservar a tempo para preparar uma mesa a rigor. Com pauzinhos bonitos, e umas tacinhas pequeninas para o molho de soja, que pode comprar antecipadamente ou improvisar com o que tiver em casa, use a cabeça!

 

sushi3

 

 

As tacinhas para a soja podem ser uns copinhos mais baixos ou uns pratinhos rasos. A travessa ou tábua para o sushi pode ser um sem fim de coisas, investigue o que tem por casa, compre uma tábua de madeira, ou uma lousa. Pode ser ousado e ir um pouco mais à frente e servir o sushi em cima de si, como uma vez a Samanta fez no “Sexo e a Cidade”, mas cuidado com as constipações.

 

samantha-sex-and-the-city-sushi-scene

Entrada: Patê de miolo de camarão. Misture philadelphia com o miolo de camarão cru e picadinho. Pique um alho e um mólho de coentros na picadora, e tempere com limão, sal, pimenta e  uma pitada de molho de soja. Sirva com tostinhas.

Prato Principal: Sushi nas variedades que mais gostarem ou conseguirem fazer.

 

sushi4 copy

 

 

Bebida: Vinho Branco ou um Espumante Bruto, ambos são bons para aperitivo, e perfeitos para brindar à vossa paixão.

 

Não faltam desculpas para surpreender, com um majestoso, jantar a dois, íntimo e romântico, como se quer no Dia dos Namorados. Caso tenha alguma dúvida sobre os pratos envie-nos um email.

Cátia Marcelino

Comments

comments

, , , , , , , , ,