lisbon-week

Arquitectura, Comes e Bebes, Em Cartaz, Saber Viver

Lisbon Week | 7 dias (ou mais) em Alvalade

22 Fev , 2015  

 

Pois é, este ano o Lisbon Week, na sua 3ª edição, vai-se instalar por um dos meus bairros preferidos de Lisboa: Alvalade! Passei 3 anos da minha vida por estas bandas e confesso, Alvalade tem muita pinta. É a arquitectura, o jardim do Campo Grande, a Avenida da Igreja, os equipamentos culturais, bons restaurantes e tascos, o café da esquina, a casa de chá, o comércio de bairro, os cinemas, toda uma vivência de recantos e sítios já conhecidos ou ainda por descobrir, que fazem de Alvalade um bairro diferente dos outros. Com muita história para contar, desde quando estava no papel, pela mão de Faria da Costa, até aos dias de hoje. Considero-o como um grande exemplo de urbanismo, que se reflecte positivamente no quotidiano de quem lá vive, trabalha ou passeia. Para quem conhece ou para quem quer ficar a conhecer, vai ser uma semana repleta de actividades e de outros eventos que se prolongam além deste período. A saber:

 

VISITAS CULTURAIS – Vamos todos ter a oportunidade de “cuscar” alguns edifícios ou pontos marcantes de Alvalade, que pelo seu carácter não estão totalmente acessíveis ao público, um género de open house. Ou então, para saber da história de outros,  que estão acessíveis, mas nos passam ao lado. A Biblioteca Nacional de Portugal, o Jardim do Campo Grande, a Reitoria da Universidade de Lisboa, a Torre do Tombo, o Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, o Museu Bordalo Pinheiro, o Hospital Júlio de Matos, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil ou o Complexo dos Coruchéus. Através de visitas culturais diárias, os visitantes vão poder conhecer as perspectivas históricas, arquitectónicas e artísticas de cada um destes nove locais.

 

EXPOSIÇÕES vão ser quatroa não perder! Com entrada grátis de 10 a 19 de Abril:

“Porfírio Pardal Monteiro – Arquitecto de Lisboa”, cujos curadores são Ana Tostões e João Pardal Monteiro. Para saber mais sobre a vida e obra de um dos mais importantes arquitectos do nosso país, já que nenhuma retrospectiva do género se realiza desde 1938.
Local: Biblioteca Nacional de Portugal.

“Encontrar Maria Keil”, exposição de alguns dos mais notáveis trabalhos de azulejaria da pintora Maria Keil. A sua obra, construída ao longo de oito décadas, revela um percurso multifacetado que mistura ilustração, tapeçaria, cenografia, design gráfico, mobiliário, o que torna Maria Keil numa das artistas portuguesas mais notáveis do século XX.
Local: Estação de Metro de Alvalade.

“Urban Sketchers” – Desenhos sobre a vida de Alvalade, pelas mãos dos Urban Sketchers, que entre Janeiro e Fevereiro irão captar o ambiente, as cores e a vida do bairro.
Local: Reitoria da Universidade de Lisboa.

“Vanguarda” – exposição de fotografia que recua até à década de 50 para mostrar o dia-a-dia de Alvalade. As imagens para este regresso ao passado foram disponibilizadas pelo Arquivo Municipal de Lisboa.
Local: Centro Comercial Alvalade.

 

TEATRO – “E Morreram Felizes Para Sempre” , uma peça de teatro imersivo que decorre num edifício de dois andares no Hospital Júlio de Matos. Da autoria de Nuno Moreira e direcção de actores de Ana Padrão, a peça permitirá ao visitante interagir com o espaço e descobrir as estórias dentro da história – um cross over entre a tragédia amorosa de Pedro e Inês de Castro e a invenção da lobotomia, por Egas Moniz, proposto para Prémio Nobel (acabaria por ganhar) no primeiro Congresso Internacional de Psicocirurgia, que decorreu neste hospital, em 1948.

 

A mOstra – uma plataforma que une a comunidade artística, o mercado e o público, terá a sua segunda edição durante o LisbonWeek. O objectivo será promover e divulgar a arte contemporânea, num espaço alternativo, estarão presentes um conjunto de artistas consagrados e outros emergentes.

 

FEIRA DA BUZINA – organizada em Portugal pela Taiga, uma forma diferente de comprar e vender antiguidades, roupas e acessórios… na bagageira de um carro.
Local: Mercado de Alvalade

 

PEIXE EM LIBSOA – O evento gastronómico já conhecido dos Lisboetas, no dia 17 terá uma especial participação no mercado de Alvalade através de uma parceria.
Local: Mercado de Alvalade

 

Nesta edição, as exposições são gratuitas, mas as visitas culturais terão um valor simbólico, para garantir a sustentabilidade e excelência do evento, segundo a organização. Resumindo, esta será uma excelente forma de dinamizar a zona urbana de Alvalade, para moradores e visitantes. De 10 a 19 de Abril todas as  atenções estarão neste fantástico Bairro do meu coração. O Tezturas vai andar por lá e deixará aqui a sua visão. Alvalade vai ficar ainda com mais vida! 

Cátia Marcelino

Fonte: Lisbon Week

Comments

comments

, , , , , , , , , , , ,