Arquitectura

Open House Lisboa 2016 | A 2 e 3 de Julho com muitas novidades

28 Jun , 2016  

Está de volta a Open House a Lisboa, e é já no próximo fim de semana, este – já tradicional – evento, que pretende levar a arquitectura mais além. Ou seja, através da selecção de espaços de carácter arquitectónico excepcional, dos mais variados tipos, é dado a conhecer ao comum cidadão, as histórias, os autores e os projectos desses  mesmos espaços, que se destacam, numa oportunidade única, já que alguns deles, normalmente não abrem ao público, senão nesta ocasião.

openHouse2016

Edifícios públicos, habitações particulares, ateliers, equipamentos, até o farol do Bugio, são algumas das inúmeras possibilidades que estão no programa deste ano, em que o difícil será decidir. Conheçam as possibilidades através do Roteiro, que se divide em Zonas, Épocas e Tipologias.
Aconselho-vos a fazerem o vosso próprio roteiro, tendo em conta os horários das visitas em cada “casa”, para tirarem o melhor partido da iniciativa, e não perderem nada que vos interesse, ou não correrem o risco de bater com o nariz na porta.

Este ano, há novidades:

OPEN HOUSE LISBON BIKE TOUR | Para quem gosta de passear de bicicleta – A EliseuBike&Co associa-se ao Open House Lisboa para proporcionar a experiência exclusiva de duas rotas cicláveis entre pontos selecionados do roteiro. As rotas são temáticas e desenhadas para ampliar a experiência do Open House com a vivência de Lisboa em circuitos acessíveis a todos os utilizadores. Atenção é preciso marcação, e quem não tem bike, pode alugar uma.

OPEN HOUSE JÚNIOR | Para os mais miúdos – Várias iniciativas a decorrer, direcionada aos mais novos, para ter a informação completa é consultar aqui.

A MEMÓRIA E OS LUGARES. UM PERCURSO ENTRE PASSADO E PRESENTE | Para quem gosta de desenhar – Um percurso que se desenrola pelas ruas da cidade criado a partir dos diários conservados no Arquivo dos Diários (Biblioteca de São Lázaro). A participação dos Urban Sketchers proporcionará a ocasião de desenhar os sítios que os autores dos diários descreveram e, assim, criar uma ponte virtual entre as memórias antigas e as representações actuais de um mesmo lugar. Os participantes devem trazer os seus materiais para desenhar. No final da actividade, os participantes deverão deslocar-se novamente a este local para entrega de desenhos que ficarão expostos na Biblioteca de São Lázaro.

O ESCÓPIO ENQUANTO CÂMARA FOTOGRÁFICA | Para os amantes de fotografia – Realização de fotografias em papel de revelação P&B e acompanhamento de todo o processo de trabalho, desde a exposição até à revelação. Mais info aqui.

Uma excelente actividade para explorar a cidade e a sua arquitectura de eleição, uma iniciativa que é promovida pela Trienal de Arquitectura de Lisboa, desde 2012.

Cátia Marcelino

Comments

comments

, , ,