Paula Rego14

Pintura

Paula Rego considerada uma das 12 pintoras mais importantes do mundo

30 Abr , 2015  

Segundo o The Culture Trip Paula Rego é uma das mais importantes pintoras da actualidade.

 

A portuguesa distingue-se, numa restrita selecção de 12 mulheres que se encontram no activo, que dão forte expressão à mulher enquanto artista, mas que ainda assim, continuam a receber muito menos dinheiro do que os seus contemporâneos masculinos. Também no campo das Artes a mulher ainda está em desvantagem.

 

gravura-o-vestido-cor-de-salmao-paula-rego

 

A pintora portuguesa com mais de cinquenta anos de carreira (fez parte do London Group juntamente com Hockney, Kitaj e Frank Auerbach), Paula Rego fez um percurso que se iniciou no abstracto para algo que ao longo do tempo se tornou mais concreto.

 

abstracto-paula-rego

Muitas das suas obras se inspiram no imaginário das histórias ou contos, populares tradicionais portugueses, mas sempre com temáticas de influência na vida e na consciência política.

 

Fotografia

 

Em termos de distinções e prémios foi convidada a fazer parte da 1ª edição do programa Associate Artist Scheme na National Gallery, Londres, Reino Unido. Recebeu o título de Mestre honoris causa em Arte pela Winchester School of Art, Hampshire, Reino Unido e outros, tais como Doutoramento honoris causa, por 7 entidades distintas, University of St. Andrews, Fife, Escócia; University of East Anglia, Norwich, Reino Unido; Rhode Island School of Design, Rhode Island, E.U.A.; The London Institute, Londres, Reino Unido; Oxford University, Oxford, Reino Unido e a Roehampton University, Londres, Reino Unido; Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Foi condecorada com a Grã-Cruz da Ordem de Sant’Iago da Espada, concedida pelo Presidente da República Portuguesa. Recebeu o Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso (Consagração) no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso e foi ainda nomeada Dame Commander of the Order of the British Empire, pela sua contribuição para as Artes, pela Rainha Elizabeth II de Inglaterra.

 

Fotografia

 

Tem inúmeras exposições um pouco por todo o mundo, mas é em Inglaterra que o seu trabalho e contributo tem vindo a ser alvo de um maior relevo, bem como o reconhecimento, que se pode perceber pela expressividade dos prémios e distinções que tem vindo a receber. A Casa da histórias Paula Rego, em Cascais, é o sítio ideal para conhecer um pouco melhor as histórias dentro da história, e também a biografia da pintora.

 

Amor

 

Uma artista portuguesa com um talento ímpar, com uma linguagem com a qual me identifico bastante e que merece toda a admiração pela sua obra. Ao longo do tempo o seu trabalho tornou-se mais claro, mas também perturbador, actualmente Paula Rego vive em Londres onde ainda trabalha, aos 80 anos de idade, será que ainda tem algo de novo para nos revelar?

 

Cátia Marcelino

 

Comments

comments

, ,