who

Quis saber quem sou

A Cátia é uma pessoa feliz, que tem a curiosidade na ponta dos dedos. Gosta da vida. Gosta de criar. Gosta de arquitectura, de design e dos seus amores. Gosta de viagens, comer fora, cozinhar, e dos seus amigos. A cultura move-a para qualquer parte, a música nunca a abandona e a moda persegue-a. A sua vontade é registar cada momento, mas acima de tudo, vivê-lo.

 

cm

 

Nascida em Beja onde viveu até os 18 anos, cedo demonstrou a sua sensibilidade para as artes.
Todo o seu percurso, evolui nesse sentido, desde a tenra idade, tem aulas de expressão plástica, frequenta ateliers de cerâmica, faz workshops de pintura e azulejo. Desenvolvendo grande aptidão para os trabalhos manuais e especial talento para a combinação de cores, materiais, é várias vezes convidada para participar em concursos escolares de talento e actividades que requeressem tais capacidades. A música e a dança  são também uma constante nesta fase, desde participação em inúmeros festivais infantis da canção, chega ainda a participar num concurso de televisão. Frequenta aulas de canto e de dança. Aos 14 anos tem uma experiência como radialista, participando regularmente como convidada num programa infantil da rádio local.

Numa altura em que teve que tomar decisões irreversíveis e convicta de que a sua vocação era esta, segue o curso de Artes, no Liceu Diogo de Gouveia, onde aprofunda os estudos em História de Arte, Oficina de Artes, Teoria do Design. Mas a sua decisão final recai na Arquitectura, onde se especializa em Urbanismo na Faculdade de Arquitectura de Lisboa, a sua formação actual. Em 2010, após o estágio no Atelier Vector Luso e da sua entrada para a Ordem dos Arquitectos, finalmente começa a assinar os seu primeiros projectos, onde a Decoração de Interiores surge como disciplina complementar, pela qual sempre teve um grande “crush”, e onde se especializa.

 

cm_tiles

Devido ao trabalho precário nos ateliers de arquitectura em Portugal, opta por desenvolver a sua própria actividade e em paralelo participar no projecto construlink.com. Aprofunda o seu conhecimento em técnicas construtivas, pormenores técnicos e materiais, desde a construção da estrutura e das fundações de um edifício, à sua decoração e acabamento final. Sempre a par dos novos produtos no mercado das melhores marcas representadas em Portugal. Estabelece contactos com as empresas do meio da arquitectura e engenharia, participa nos principais acontecimentos da área, organizados pelas várias entidades de relevo nacionais (Trienal de Arquitectura, LNEC, OA, OE). Esta experiência permite-lhe contactar com grandes nomes e ateliers da arquitectura nacional e internacional, como Manuel Salgado, José Mateus, ou Peter Cook e Renzo Piano, entre muitos outros. Faz parte da edição da reconhecida publicação digital, “Revista Internacional Construlink”, (ou RIT), a qual integra um notável corpo científico originado no IST, e noutras universidades nacionais e internacionais.

 

a pintar

 

Actualmente, a Cátia decidiu dedicar-se apenas à sua actividade na Arquitectura, com foco na Reabilitação e na Decoração de Interiores. Concebe ainda peças exclusivas, reabilita outras à medida, mas acima de tudo, coloca dedicação, rigor e paixão naquilo que faz.
Fruto desse trabalho é também o Tezturas, um projecto recente (desenvolvido com grande ajuda da sua metade), onde partilha parte daquilo que faz o seu mundo girar todos os dias.