ovos benedict

Comes e Bebes, DIY, Saber Viver

Receita #7 Ovo benedict com cheeseburger caseiro

5 Abr , 2015  

Para quem não dispensa um hamburger, até mesmo em casa, pode inovar e tornar uma refeição que à partida seria básica, em algo mais elaborado.

 

ovo benedict e hamburger caseiro

 

A minha sugestão é incrementar o hamburger, (que se se quer caseiro, com carne branca ou de mistura, que se manda picar no talho, depois é só fazer a forma em casa e cozinhar), com a receita do ovo benedict. Servido neste caso em pão de centeio com sementes, retirei o bacon habitual do ovo benedict, porque não tinha em casa, mas fiz do hambuger cheeseburger. A acompanhar batatas bravas e salada de couve com molho de whisky cocktail. A mostarda dijón e o ketchup, não poderiam faltar.

 

ovo benedict e hamburger caseiro

 

Era sexta à noite, apetecia ir comer fora, mas já se estava em modo sofá, pelo que decidimos fazer um jantarinho especial com o que houvesse em casa. Os tais hamburgers caseiros já estavam previamente preparados, foi só descongelar na hora. Para mim hamburger, mesmo que seja no prato, tem que ser no pão, é uma mania.

 

DSC_4333

 

Há já algum tempo, que andava com ganas de fazer estes ovos mas tinha as minhas reservas, e no momento de a fazer percebi porquê. O ponto fulcral da receita é o molho holandês, que assenta no ovo, desengane-se quem acha que este molho é básico. Não me considero uma má cozinheira, mas o malvado molho dá alguma luta e é super “engordativo”, em todo o caso, quis seguir a receita à risca, (caso não estejam com muita vontade, podem abdicar do molho).

 

DSC_4313

 

A história da receita tem a sua piada. “Lemuel Bene­dict, uma figura dos meios cos­mo­po­li­tas (e da Bolsa) nova-iorquinos, terá acor­dado com a tal res­saca e terá ligado para o chefe de cozi­nha, pedindo ovos escal­fa­dos com bacon, sobre um muf­fin e coberto com molho holan­dês (feito com ovos, man­teiga, limão e vina­gre). E nas­ceu o mito.” Saibam mais em: Alexandra Prado Coelho do Blog Mais olhos que barriga.

 

molho-holandes-receita

 

Molho Holandês:

  • 2 gemas
  • 1 colher sopa de vinagre de cidra,
  •  1/2 colher sopa de 3 pimentas (ou pimenta preta),
  • 2 colheres sopa de água,
  • 200 g de manteiga,
  • sumo de limão q.b.,

Deite a pimenta, a água e o vinagre num tacho e faça uma redução, até que ferva. Desligue de imediato e reserve.
Derreta a manteiga ao lume no mínimo, quando estiver totalmente derretida, desligue e reserve.
De seguida, numa taça refractária adicione as gemas à água com o vinagre e bata com batedor de varas, até obter uma mistura espumante.
Prepare um banho-maria à medida da taça, em que a água deve ficar no fundo. A água deve ferver, e assim que isso aconteça desligue o lume, coloque a taça com as gemas e vinagre (esta não deve tocar na água, só receber o vapor ou calor, para evitar que as gemas cozam). Deve manter a temperatura constante e mexer vigorosamente com o batedor de varas e poderá então adicionar a manteiga derretida (em fio constante) com outra mão, sempre a mexer. Deve ficar encorpado, e não deixar arrefecer, nem aquecer demais, para não talhar.
O objectivo é conseguir um molho cremoso, para tal seguir estes passos é fundamental. Assim que se consiga a consistência desejada, retira-se do lume, acrescenta-se limão, e rectifica-se a pimenta.

 

Ovos benedict com cheeseburgers caseiros:

  • 2 ovos,
  • 2 hanburgers,
  • 2 fatias de pão de sementes,
  • 2 fatias de queijo,
  • sal e pimenta q.b.,
  • água para cozer os ovos,

Prepare dois pratos com uma fatia de pão cada.
Enquanto se aquece uma grelha para confeccionar a carne, coloca-se uma panelinha com água para ferver, pois para conseguir servir tudo com as temperaturas desejadas, devem ser preparados em simultâneo, ovos e hamburgers.
Tempere os hamburgers com sal e pimenta a gosto e coloque na grelha.
Enquanto isso, na panela, quando a água começar a ferver baixe o lume e mexa fazendo um remoinho, abra um ovo para dentro de uma concha e submerja o mesmo no remoinho, durante 4 a 5 minutos (os ovos devem ficar mal passados q.b.), escorra os ovos com uma escumadeira e reserve num prato à parte. Vá virando os hamburgers para que fiquem homogéneos e por fim, ainda na grelha, vire o hamburger e coloque imediatamente a fatia de queijo de forma a derreter sobre a carne. Repita o mesmo processo de cozedura para o segundo ovo.

 

ovo benedict e hamburger caseiro

 

Monte o prato, colocando o hamburger em cima da fatia de pão, e por sua vez o ovo. Sirva na mesa onde irá verter uma dose generosa de molho holandês, dê o toque final com cebolinho picado.

 

ovo benedict e hamburger caseiro

 

ovo benedict e hamburger caseiro

 

Fica muito apetitoso. Depois é só saborear e aproveitar a receita, reinventada e de inspiração americana.

 

ovo benedict e hamburger caseiro

 

Espero que gostem, bom apetite!

Cátia Marcelino

(Na sua versão fada do lar e apreciadora de comida)

Comments

comments

, , , , ,