massa-camarao-cogumelos-cebolinho

Cozinha

Receita #8 Massa com camarão, cogumelos e cebolinho

16 Jun , 2015  

Quem me conhece, sabe como gosto de cozinhar, e que quando o faço, aproveito-o para descontrair e dar uso à imaginação. A verdade, é que nem sempre tenho o tempo que gostaria para o hobbie da cozinha, mas desde que as ideias e os ingredientes não me falhem, lá se vão preparando uns petiscos bem saborosos. Este foi só mais um – e como eu gosto – no improviso.
Depois de ter postado uma foto, deste meu almoço, no instatez, lá vieram os pedidos de receita. Para aqueles dias em que a fome aperta – muito – e há pouco tempo para preparar uma refeição, deixo-vos esta sugestão rápida, mas apetitosa.

massa-com-camarao-cogumelos-amendoas

Para duas pessoas.

Ingredientes:

  • esparguete ou outra massa que a gosto,
  • 1 lata pequena de cogumelos laminados,
  • 200g de miolo de camarão,
  • 1/2 de cebola média picada,
  • 2 dente de alho picados,
  • 1 punhado de amêndoas,
  • 2 colheres de sopa de azeite,
  • 2 colheres de óleo de sésamo,
  • 1 pitada de sementes de sésamo,
  • sal q.b.,
  • cebolinho picado para polvilhar,

Fazer a magia:
Coloca-se a massa a coser no método habitual, enquanto prepara os outros ingredientes, escorre-se e reserva-se.
Numa frigideira anti-aderente já quente, coloca-se o azeite e o óleo de sésamo em lume alto, assim que esta tudo bem quente, salteiam-se ligeiramente as amêndoas, retiram-se cuidadosamente com uma colher pequena, preservando a gordura e reservam-se. Na mesma frigideira, com a mesma gordura (que ficou impregnada de amêndoa),  adiciona-se a cebola e o alho e em lume médio, deixam-se alourar estes ingredientes.
Em seguida, adicionam-se os camarões, salteando-os ainda em lume médio. Ao que se juntam os cogumelos, salteando tudo uniformemente. Adiciona-se uma pitada de sal e deixa-se apurar, em lume médio. Caso julgue necessário rectifique o óleo e o azeite, já que em seguida se irá acrescentar a massa. Nesta altura o lume deve estar alto, para poder envolver tudo, e novamente colocar as amêndoas na frigideira. Por fim, serve-se numa travessa, onde se irá colocar o cebolinho e as sementes de sésamo. Et voilá, almoço pronto.

massa-com-camarão-com-cogumelos

Fica ainda este bónus. Mini salada quente, para o Inverno. Como a fome era muita, e tinha só tomate para salada, preparei, umas fatias de tomate às rodelas, umas tiras de fiambre de perú (que salteei ainda na mesma frigideira) e levei estes dois ao forno com uma pitada de mozzarella ralada, por fim, um toque fresco de manjericão.
Estava tudo divinal, não sei se por estar faminta, mas soube-me mesmo bem e ajudou-me a aguentar o dia, até ao jantar.
Espero que experimentem e gostem!

manjericão-e-tomate

 

Cátia Marcelino
(Na sua versão fada do lar e apreciadora de comida)

Comments

comments

, , , ,