bolo de alfarroba

Comes e Bebes, Cozinha

Receita #10 Bolo de alfarroba sem glúten e sem lactose

21 Mar , 2016  

Sempre tive preocupação com a minha alimentação, mas hoje em dia, sinto-me cada vez mais responsável pelo consciente uso dos ingredientes e o tipo de produtos que utilizo para preparar as minha refeições do dia a dia.
Os processados, corantes e conservantes são praticamente proibidos na minha cozinha, e por questões de saúde até já declarei guerra ao glúten. A lactose também não a considero essencial, excepto nos queijos e iogurtes. E depois temos o “flagelo” do açúcar, apesar de usar muito pouco, mascavado, ou de côco, continua a ser uma guerra perdida, por ser talvez o mais difícil de combater.

Mas como estou em modo Páscoa e o fim de semana foi em família, decidi experimentar esta receita que me pareceu saudável q.b.. Em alternativa ou bolo de chocolate. Atenção! É diferente, quem me tira o chocolate, tira-me tudo, mas sou super fã de alfarroba. Quando estou de férias no Algarve aproveito para provar as mais variadas especialidades feitas com este ingrediente fantástico, e delicio-me tanto. Mas desta vez, como não vou passear aos Algarves na Páscoa, trouxe a alfarroba até à minha mesa. E o resultado foi divinal.

bolo de alfarroba cm ganache

Massa
· 4 ovos
· 1/2 chávena de chá de açúcar mascavado (ou açúcar de côco)
· 1 chávena de chá de alfarroba em pó
· 1/2 chávena de chá de óleo de coco
· 1 chávena de chá de água quente
· 2 chávenas de chá de farinha de arroz integral
· 2 col. de sopa de semente de linhaça (opcional)
· 1 col. de sopa de fermento em pó
· óleo de côco e canela em pó (para untar a forma)

Ganache
· 1 copo (200 ml) de leite sem lactose ou bebida vegetal (coco ou amêndoa)
· 1 col. (chá) de farinha de arroz integral
· 3 col. (sopa) de alfarroba em pó

Para a massa:

Batem-se as claras em castelo reserva-se. Em seguida batem-se as gemas e o açúcar na batedeira até dobrar o volume. Acrescenta-se a alfarroba e o óleo e bate-se mais um pouco. Sem bater e junta-se a farinha e a água aos poucos. Quando a massa estiver homogênea, volta-se a bater em velocidade baixa. Desliga-se e junta-se a linhaça (opcional) e o fermento. Envolvem-se as claras com cuidado.
Por fim, coloca-se numa forma antiaderente untada com óleo de coco e polvilhada com alfarroba ou canela em pó e leva-se ao forno preaquecido a 180°C por 30 min. (ou usa-se a técnica do palito). Assim que arrefecer, desenforma-se.

Para o ganache:
Juntam-se os ingredientes num tachinho antiaderente, leva-se ao lume brando e mexe-se até não agarrar ao fundo do tacho. Cobre-se o bolo quando estiver frio. E pode-se decorar a gosto, tinha uns morangos à mão que assentaram lindamente.

Bom Apetite!!

Cátia Marcelino

(Na sua versão fada do lar e apreciadora de comida)

Comments

comments

, , , , ,