sopa-de-cogumelos-rapida

Cozinha

Receita de Sopa de Cogumelos (super cremosa)

6 Mai , 2018  

Depois de uma Primavera completamente atípica, já devíamos estar com óptimos dias, mas o calor teima em não dar sinal de vida. Os serões quase  parecem de Inverno com as temperaturas a descer que até apetece uma mantinha nas pernas. E foi numa dessas noites que fiz esta receita deliciosa, que tanto dá para comer quente ou ao natural, sendo sempre reconfortante.

 

 

cogs

 

 

Apesar de só ter começado a gostar de cogumelos na fase adulta (eu juro que tentei antes), hoje em dia gosto de todos os tipos e cozinhados de diferentes maneiras. Esta receita é com base numa receita polaca, partilhada por uma colega de Erasmus que tive em Lisboa, a original levava natas, mas realmente não se justifica, nesta versão tiramos partido máximo do sabor dos cogumelos.

Ingredientes:

  • 200g de cogumelos frescos,
  • 1 dente de alho,
  • 500ml de água,
  • Azeite q.b.,
  • sal e pimenta a gosto,
  • sementes de sésamo (opcional)

 

Aquece-se o azeite numa frigideira larga, para saltear os cogumelos laminados, 1 dente de alho picado, deixa-se cozinhar até meio. Depois acrescenta-se 400ml de água a ferver, tempera-se (sem medo de ser feliz) com sal e pimenta e deixa-se cozinhar em lume brando por uns 15 minutos. Reservam-se uns quantos cogumelos para decorar. Coloca-se num copo alto e reduz-se a creme com a varinha mágica. Caso fique muito grosso adicionar a restante água.

Serve-se com os cogumelos inteiros que reservamos e rectificamos os temperos.
Para quem gosta salpica-se com sementes de sésamo.
sopa-de-cogumelos-rapida
Simples, mas o aveludado torna-a bastante sofisticada. Cá em casa adoramos e atenção é baixa em calorias!
Experimentem e contem-me como correu!

Comments

comments

, , , , , , , ,