sopas-de-tomate-no-prato

Comes e Bebes, Saber Viver

Tezturas do Alentejo #1 | Os sabores deste fim de semana

8 Fev , 2015  

Primeiro fim de semana do ano em Beja. E como é costume por estas bandas o estômago e o coração ficam tão satisfeitos que até dói. Dói, no momento de voltar a casa e de pensar na quantidade de comida ingerida. Mas é mesmo assim, são estas coisas que fazem da vida, vida, e que nos enchem o coração e nos fazem sentir felizes, pequenos momentos, boas comidas e as melhores companhias.

Só para fazer crescer água na boca, fica por aqui o registo de algumas iguarias, feitas com amor, e degustadas em família.

 

Borrego à pastora. Não é de todo o meu prato favorito, borrego não é a minha carne de eleição, mas feito pela minha mãe tudo é bom, nada a acrescentar. Este ainda estava a apurar no lume.

 

borrego-a-pastora

 

Perna de perú do campo, no forno. Fica desde já a receita da mãe. Barrar o perú com a seguinte mistura: Alho picado, sal grosso, colorau, pimenta preta, cravinho, mostarda, e alecrim. Regar com azeite e vinho. Leva-se ao forno (pré-aquecido) em lume brando, no mínimo 1h. Sem voltar a perna, deve regar-se com o molho e deixar cozinhar até que esta fique ligeiramente tostada. A foto abaixo ilustra o petisco antes ir ao forno. Adoro!

 

perna-de-peru-no-forno

 

E para o final fica o melhor, sopas de tomate. Este prato revela a verdadeira alma da gastronomia alentejana, simples, despretenciosa e deliciosa.
O conceito de “sopas”, para quem não é alentejano, pode ser complicado de entender, não é a mesma coisa que sopa. Ao contrário da sopa comum, embora possa ser servido como prato principal, na sua verdadeira essência, este é um prato principal.

 

sopas-de-tomate-no-tacho

 

Estas sopas são, basicamente, compostas por pão, caldo com tomate, batatas, ovo escalfado, e o ingrediente secreto: poejos.
Brevemente irei disponibilizar a receita de todos estes pratos, na Categoria Comes e Bebes aqui no Tezturas.

 

sopas-de-tomate-no-prato

 

Cátia Marcelino

Tezturas 

Comments

comments

, , , , , , , ,