Decoração

Decoração de Interiores | 12 Casas de Banho ambiente Vintage

29 Jan , 2015   Gallery

O Tezturas foca neste artigo ambientes de Casas de Banho. E como o romance anda no ar… Vintage é o tema escolhido, os exemplos foram selecionados tendo em conta a harmonia da cor, os materiais, o mobiliário e os pormenores de excepção. Salientam-se entre os exemplos, os que recorrem a ornamentos realmente vintage, embora apresente aqui outros, que são apenas de inspiração vintage, mas que poderão ser uma boa alternativa.

Ambiente 1 | Mais do que Vintage. Este espaço foi concebido com objectos que à partida estariam condenados ao lixo, autênticas velharias, mas em vez disso, foram aqui colocadas. E o efeito é este, as peças sobressaem na parede azul forte, as loiças de casa de banho em contraste, também são de época, tornando o conjunto bastante coerente e boémio.
Já sabe, se tiver antiguidades da avó, ou da tia velhota, dê-lhes uma oportunidade. Poderá estar a desperdiçar peças eventualmente com valor, garantidamente autênticas e cheias de personalidade, ao contrário das comuns réplicas vintage, que se compram em qualquer loja de decoração.

casa-de-banho-vintage-quadros-espelhos

 

Ambiente 2 |  Luz acolhedora. Aqui destaca-se a madeira, seja no chão, na plataforma da banheira, ou no móvel. A madeira é um material quente, que confere conforto, ao contrário do que muitas pessoas pensam, perfeitamente viável para se aplicar no espaço de banho, mas muita das vezes é rejeitado. Já tive vários “nãos”, quando aconselho a que seja aplicada madeira no wc. A luz natural, que entra por esta charmosa janela em guilhotina, também é um elemento que faz a diferença neste espaço. Por fim, a banheira, ligeiramente elevada na plataforma, sustentada por uns pés elegantíssimos é a peça forte deste ambiente.

casa-de-banho-vintage-rustica

 

Ambiente 3 | Preto e branco. Um jogo dinâmico, entre os vários intervenientes do espaço. O pavimento aplicado na diagonal, é fulcral para essa dinâmica, por sua vez, os quadros dispostos de forma pouco ordenada na parede branca, complementam o jogo. É possível encontrar equilíbrio nesta combinação monocromática. Vejamos as evidências, a parede dividida, azulejo só até meia altura; a banheira, preta e branca; a sanita branca, com tampo preto; o lavatório branco e a cadeira preta. O preto e o branco, continuam a ser uma grande escolha, seja na moda ou na decoração, o Tezturas sublinha.

casa-de-banho-vintage-espelhos-preto-e-branco

 

Ambiente 4 | Combinações improváveis.  Há quatro pontos que concretizam este ambiente. O lustre, inserido num estilo que se identifica mais rústico, fica muito interessante, como peça marcante. O escadote enorme, como arrumação, e peça decorativa. O lavatório antigo, como arrumação e peça autenticamente vintage. E a porta, com o acabamento em efeito desgastado, a completar o ar rústico do espaço.

casa-de-banho-vintage-escadote-pia

 

Ambiente 5 | O espelho. É “a peça” desta divisão. Liga bem com os outros quadros escolhidos, e comprova como um wc mínimo, pode ser elegante e bem decorado. O chão é o ponto forte e os restantes elementos dão-lhe um ar clean, exigido pela dimensão reduzida do espaço.

casa-de-banho-vintage-azulejo-branco

 


Ambiente 6 | Armário divinal.
Foi o motivo da escolha desta casa de banho, este armário, que sofreu uma adaptação, ficou extenuante. O contraste das cores utilizadas para salientar os efeitos decorativos, está irrepreensível, o uso da rede nas portas em alternativa ao vidro, por exemplo, está genial. Um móvel que traz todo um carácter ao espaço de banho, uma escolha que pode parecer ser descabida sem o ser e que neste caso foi assertiva. Combina impecavelmente com a banheira.

casa-de-banho-vintage-aramário recuperado

 

Ambiente 7 | Um toque de azul. Em mais uma escolha de Preto & Branco, este azul céu, utilizado na parede, atribui ao espaço ainda mais luminosidade. Os quadros assentam que nem uma luva no azul e o candeeiro de tecto fica um mimo neste ambiente.

casa de banho vintage

 

Ambiente 8 | Pavimento de luxo. O mosaico hidráulico é sem dúvida uma das grandes tendências da decoração de interiores. Além de ser uma aposta de excelência que assenta nos ambientes mais distintos, é um elemento diferenciador. Ao qual quase já não se precisa de acrescentar nada além do essencial.
Aqui fica lindo, no contraste com a base da banheira em madeira. Um estilo muito simples, bastante acolhedor e distinto.

casa de banho vintage-pavimento-mosaico-hidraulico

 

Ambiente 9 | Branco sobre branco. Muito mimoso e gracioso, tudo aqui é delicado. O espelho, o aplique, a mesa de cabeceira, as flores. O resultado é muito agradável. Não costumo ser apologista do branco total, mas neste caso resulta bem, o lavatório é uma peça forte no meio desta delicadeza, os acabamentos não são brilhantes, mas para uma casa de banho que foi “retocada” superficialmente, a nota é positiva, e o ambiente vintage é conseguido.

casa de banho romântica vintage

Por fim, nos últimos ambientes, a diferença está em algumas das peças escolhidas.

Ambiente 10 | O candeeiro é a peça chave, em conjunto com o espelho básico, criam o aspecto industrial retro, deste espaço. Ainda me lembro de existir um candeeiro com design parecido no pátio dos meus pais, era um pouco mais trabalhado, quando avariou, ainda era miúda e infelizmente perdi-lhe o rasto. Oh god!

Ambiente 11 | A parede de espelhos, é uma excelente solução para transformar qualquer divisão. Neste caso em concreto a composição está desconcertante, é arriscado, mas parece-me arrojado e diferenciador.

Ambiente 12 | O lavatório de canto é mesmo vintage, (nada a acrescentar) uma peça única que atribui um carácter forte a uma decoração deste estilo, como se pretende, nestes exemplos.

 


Cátia Marcelino

, , ,