captura-de-ecra%cc%83-2017-05-14-as-18-01-02

Cultura

Amar pelos dois… E tantas emoções

14 Mai , 2017  

Ontem o dia foi repleto de emoções, para mim, e para muitos outros, tenho a certeza. O dia 13 de Maio de 2017 irá ficar certamente para a história.

O fim da visita do grande Papa Francisco, a canonização de Jacinta e Francisco Marto, (sou grande devota de Fátima, dos Pastorinhos e suas Aparições), os olhares do mundo na fé representada em Portugal, e o ganhar de um novo alento, porque mesmo para quem não acredita, é impossível ser indiferente à mobilização e tudo o que aconteceu.

 

leonel-borrela

 

Para mim em particular, a perda de um ente querido, simultaneamente uma figura de referência no panorama cultural e artístico, Leonel Borrela. Ele era daquelas pessoas encorajadoras, que marcam a nossa vida, que tinha sede de conhecimento e que contagiava os outros com a sua energia positiva, inesgotável vontade de aprender e ensinar. O seu talento e mestria para o desenho e pintura, particularmente as aguarelas é impressionante.  Tinha um enorme encantamento por Mariana Alcoforado.
Fui uma sortuda, por ele e o meu pai serem primos, o que nos aproximou, juntamente com os nossos interesses e caminhos em comum, numa óptica de mestre e aprendiz. Guardarei com carinho, todas as suas lembranças naquele recanto especial do coração, onde os que já partiram permanecem sempre vivos. Até sempre.
Para saberem um pouco mais visitem:

http://paxivlia.blogspot.com

http://eboraliberalitas.blogspot.com

http://coisasingular.blogspot.com

O Tetra-campeonato do Glorioso Benfica. Foi memorável, mas não estava para grandes celebrações, pelo que escolhi ficar em casa a ouvir o frenético relato. Não duvidei nem por um momento,  o S.L.B. está no meu ADN desde sempre. Portanto, nem é assunto. Venha o penta! #rumoao37

 

captura-de-ecra%cc%83-2017-05-14-as-18-01-02

 

E por fim, quando eu achava que o dia já tinha sido de emoções fortes q.b., faltava ainda o “segundo caneco”. Depois de 50 anos à espera de um milagre, eis que os manos Sobral, conseguem a grande conquista. Estava convicta que íamos ganhar, às vezes o “Fado” pode ser tramado… Mas, a Eurovisão foi nossa, a dos júris e a do público.
O rumo das coisas tem que estar a mudar, e a verdade é que o merecemos. O Salvador é incrível, é deste material que os verdadeiros ídolos são feitos, autêntico, genuíno, e é de exemplos e referências assim que a cultura e a música carecem. Tal como ele disse, a música é sentimento, não é fogo de artifício. A arte só assim faz sentido assim, quando vem lá das entranhas, quando transmite algo tão forte, que nem a barreira linguística pode deter. Portanto, Portugal fique orgulhoso, do que é seu, esqueça o kizomba, o Bieber, e os outros, há espaço para muita coisa, mas antes de mais que haja para os nossos, para os bons.

Foram muitas emoções para um só dia, entre lágrimas e euforia, o dia até terminou bem, e com algum alento.Espero que este acontecimento abra muitas portas, mas acima de tudo muitas mentes! 13 de Maio foste sobrenatural, como há 100 anos atrás, mas no fundo estou-te grata.

 

Fotografias: Diário do Alentejo e Eurovisão

Comments

comments

, , ,