festas de lisboa_2015_opacidade

Em Cartaz

Festas de Lisboa | Selecção Tezturas (parte 1)

29 Mai , 2015  

Todos os dias há coisas a acontecer na “grande alface”, mas em Junho há muito mais, ou não fosse, o mês das Festas de Lisboa.
Na realidade começa já amanhã, com a abertura oficial, junto à Torre de Belém. E só irão terminar em Julho, com um mega concerto de Encerramento – que vos contarei mais à frente.
Ele é Santo António, ele é Arraiais, Cultura com fartura e tanta coisinha grátis. Dentro do programa previsto, o Tezturas preparou-lhe um belo resumo, para que não se perca e consiga perceber aquilo que realmente lhe interessa. Em cada título, tem ainda as ligações das grandes temáticas da festa, para que possa consultar adicionalmente em pormenor o programa oficial.

 

//QUINHENTOS (abertura)
Dia 30.05. Sábado

Um espec­tá­culo que assi­nala uma dupla efe­mé­ride: os 500 anos da cons­tru­ção da Torre de Belém e o 40.º ani­ver­sá­rio das inde­pen­dên­cias dos paí­ses afri­ca­nos colo­ni­za­dos por Portugal. Será uma actuação trans­dis­ci­pli­nar de tea­tro e música, com uma pai­sa­gem natu­ral e pro­jec­ções multimédia. Vai ter história, comemoração e muita magia com certeza. Será a pri­meira vez, em Por­tu­gal, que DJs actuam e inte­ra­gem com uma banda mili­tar, neste caso, a impo­nente Banda da Armada, os ori­gi­nais Beat­bom­bers, com as vozes do Coro Infanto-juvenil da Uni­ver­si­dade de Lisboa. Com início às 22h junto à Torre de Belém, a e entrada livre. Vai ser imperdível!

quinhentos-lisboa

 


//ANDAR EM FESTA
Quatro Projectos Artísticos

  • Ponte Luminosa 30 Maio a 5 Junho
  • Andamento – 2 a 6 Junho
  • De Festa em Festa – 9 a 14 Junho
  • DJs Sobre Lisboa – 22 a 26 Junho

Incluído está também “Aqueduto em Festa”, que permitia uma visita a um troço do aqueduto das águas livres, acompanhados por uma banda, exigia reserva e  já esgotou para todas as datas – fiquei mesmo triste, por já não ir a tempo. Em alternativa, fica a informação que é possível fazer esta visita – sem banda, é certo – todas as 6ªas feiras pelas 15h, mediante marcação e tem um custo de 5€.

 

andar-em-festa-festas-de-lisboa-2015

 

//SANTO ANTÓNIO
Porque afinal o padroeiro da cidade de Lisboa e é este mesmo o casamenteiro que assinala no dia da sua morte dia 13, o auge das Festas de Lisboa. Em sua homenagem – além dos indissociáveis desta figura, os casamentos, e as marchas – irão realizar-se um sem fim de actividades relacionadas, que se irão desenrolar pela zona onde Santo António nasceu, mais concretamente no Museu de Santo António, Igreja de Santo António e nas ruas daquele bairro.

  • Festa dos Tronos de Santo António – 30 a 31 Maio
  • Grande Trono de Santo António – 30 Maio a 4  Julho
  • Percurso do Museu ao vale de Santo António – 9 de Junho (Per­curso até à Igreja do Vale de Santo Antó­nio (dura­ção 2h) sujeito a marcação prévia, sujeito a mar­ca­ção pré­via atra­vés do tel. 21 751 3214 / 15)
  • Santo António Popularmente Contemporâneo – De 1 a 31 Junho

santo-antonio-festas-de-lisboa

//SE HÁ FESTA HÁ MÚSICA
Ora nem mais, é disso que se trata, música para todos os gostos e para todas as idades, concertos, e actividades relacionadas nesta temática. A grande maioria dos espectáculos são de entrada gratuita. E a oferta é imensa, pelo que aconselho-vos mesmo a consultarem a ligação acima. Chamo a atenção para o “”Lisboa Mistura”, sons, sabores, artes, palavras e culturas do mundo misturam-se durante cinco dias no Largo do Intendente. E para os concertos já dos próximos dias, a comprovar que a diversidade é realmente muita:

Dia 31.05 Domingo

  • Concerto dos D.A.M.A. – Estádio Universitário de Lisboa, 19h30. Entrada Livre.
  • Brincar aos Fados – Dirigido principalmente às crianças (e famílias). Museu do Fado, 17h. Entrada Livre.
  • Géninha Melo e Castro canta Conversas com Versos – Village Underground, Museu da Carris, 17h. Entrada Livre.

se-há-festa-há-música-festas-de-lisboa-2015

E isto é só uma parte, para poderem desde já aproveitar o fim de semana. Entre domingo e segunda-feira, o Tezturas publicará a parte 2 desta selecção das Festas, que têm tanto por onde escolher.

Lisboetas e todos os portugueses, aproveitem o que a Lisboa – menina e moça – tem para vos oferecer!

Cátia Marcelino

Fonte: EGEAC e ilustrações do talentoso Nuno Saraiva.

 

Comments

comments

, , , ,