Arquitectura, Em Cartaz

500 anos da Torre de Belém

3 Jan , 2015  

A Torre de Belém é um símbolo maior da história e do Património Nacional. Ícone da cidade de Lisboa, assinala as suas cinco centenas de anos em grande, e Tezturas não podia deixar de lhe falar sobre as várias actividades.

500anos_04

No âmbito da comemoração dos 500 anos da Torre de Belém, decorre no exterior da Torre a exposição «a magnífica e formosa torre», que incide na história da Torre e da zona envolvente.
A Torre de Belém é um dos monumentos mais marcantes de Lisboa e de Portugal, pedra basilar da identidade portuguesa e símbolo de um país virado para o mar e para as Descobertas.
Tem uma história longa, feita de variados episódios, decorrente dos muitos usos que o tempo lhe foi dando.
Conhecer a Torre de Belém é conhecer os seus 500 anos, divulgados agora através desta exposição num espaço público e acessível a todos.

 

Restante Programação das comemorações:

2015 Janeiro a Junho Continuação do ciclo “Conversas sobre a Torre de Belém”.

Abril a Junho – Exposição de pintura, gravuras, memorabilia sobre a Torre de Belém na Sala do Antigo Refeitório do Mosteiro dos Jerónimos em colaboração com a CML, Museu da Cidade. Maio a Julho Concertos no interior da Torre – programa ainda a ser definido.

Junho – Concertos no exterior da Torre de Belém, em colaboração com a EGEAC, no âmbito das “Festas da Cidade”.
– Lançamento de colecção selos pelos CTT alusivos a esta celebração. Todas estas acções serão acompanhadas de uma programação de animação por parte dos Serviços Educativos e Animação Pedagógica.

Encerramento das Celebrações – Realização no CCB do congresso internacional “SPHERA MUNDI – Arte e Cultura no Tempo dos Descobrimentos” (13, 14 e 15 de Outubro de 2015).

Sobre a história da Torre de Belém:

Inscrita na lista do Património Mundial da UNESCO, a Torre de Belém (ou Torre de S. Vicente a par de Belém) é um ex-libris do património cultural português projetado em todo o mundo e um dos elementos arquitetónicos que pontua a paisagem ribeirinha na zona monumental Ajuda-Belém. Construída em homenagem ao Santo Patrono de Lisboa, S. Vicente, a Torre de Belém fazia parte de um sistema de defesa tripartida entre o baluarte de Cascais e a fortaleza de S. Sebastião da Caparica, na margem oposta do rio. A decoração da Torre ostenta a simbologia própria do manuelino – cordas que envolvem o edifício rematando em elegantes nós, esferas armilares, cruzes da Ordem Militar de Cristo e elementos naturalistas.

Construída estrategicamente na margem norte do rio Tejo entre 1514 e 1520, sob orientação de Francisco de Arruda, a Torre de Belém é uma das jóias da arquitetura do reinado de D. Manuel I. O monumento faz uma síntese entre a torre de menagem de tradição medieval e o baluarte, mais largo, com a sua casamata onde se dispunham os primeiros dispositivos aptos para resistir ao fogo de artilharia. Ao longo do tempo a Torre de Belém foi perdendo a sua função de defesa da barra do Tejo e, a partir da ocupação filipina, os antigos paióis deram lugar a masmorras. Nos quatro pisos da torre, mantêm-se a Sala do Governador, a Sala dos Reis, a Sala de Audiências e, finalmente, a Capela com as suas características abóbadas quinhentistas.

 

Cátia Marcelino

Fonte: Património Cultural

, , , ,