Adoro velas!!! Tenho sempre imensas espalhadas pela casa em todas as divisões, acho que é aquela cena intemporal, que nunca, jamais será démodé, que acrescenta valor numa mesa, perfuma a casa e torna qualquer ambiente mais acolhedor.
Aprendi a fazer velas no Liceu, tive a sorte de ter uma professora de Oficina de Artes que não se limitava a cumprir o programa e a propósito de uma festa que tínhamos que decorar, metemos mãos à obra.
Material:
– Parafina (à venda nas tradicionais drogarias)
– cordel
– corante ou lápis de cera
– óleo de incenso ou fragrância (opcional)
– formas de silicone (ou outra à escolha)
– panela velha
– panela para banho Maria
– colher velha
– pauzinhos de gelado
– tesoura
– fita-cola
– agulha grossa
1. Começamos por cortar os pavios. Devem ser presos na forma de silicone de maneira a que fiquem presos no pau do gelado com fita-cola, numa das extremidades, e na outra atravessar o fundo, que se fura com a agulha, e se prende com outra fita-cola. Deve-se deixar cordel suficiente para queimar.
2. Leva-se a parafina ao lume em banho maria e aguarda-se que esta fique líquida mexendo com frequência. Acrescentam-se umas gotas de corante ou um pouco do lápis de cera. E caso vos agrade, deitam-se umas gotas do tal incenso.
3. Assim que se retira do lume é importante realizar este passo rapidamente, que é encher os recipientes com a parafina e deixar secar.
4. Aguarda-se cerca de três horas e já se podem retirar as velas da forma. Estão prontas a ser utilizadas.
Ficaram bem bonitas, as nossas!
Além da parafina existem outras ceras que podem ser utilizadas. As formas também podem ser de alumínio ou outro material, desde que consigam executar esta técnica com o pauzinho e seja fácil desenformar.
Para fazer em copos ou frascos de vidro, onde a vela arde, dá um pouco mais de trabalho, pois o pavío tem que ser previamente embebido em parafina derretida e seco, para ficar rijo e direito e só aí fica pronto para ser incluído no copo ou frasco da vela. Ou seja, é preciso fazer o passo 2. duas vezes, mas o resultado é melhor, pois o pavío queima mais facilmente do que na solução acima.
E assim conseguimos velas originais e feitas com amor.
Espero que vos seja útil este #diy.
Cátia Marcelino
decoração , diy , Fazer velas