Na passada semana, realizaram-se as duas conferências promovidas pelo Espaço de Arquitectura, com Bjarke Ingels Group, representado por David Zahle um dos sócios deste colectivo que se tem vindo a destacar na arquitectura internacional.
O Tezturas foi à de Lisboa onde a apresentação durou cerca de duas horas, dando em seguida espaço a debate com os presentes. O Fórum Lisboa esteve cheio, com cerca de 700 pessoas na assistência, que foram cativadas pelo entusiasta orador. O feedback dos colegas com que troquei impressões foi extremamente positivo.
A visão contemporânea e a linguagem dos BIG é visível nas suas intervenções e na forma como é representada. Mas toda a concepção e estudo por detrás dos projectos, tornou-se mais clara nesta sessão, sem dúvida, que a preocupação em fazer diferente e arrojado, está presente, mas esse processo origina-se na lógica, nos materiais, na história, no meio envolvente, na participação pública. Pelo que foi extremamente enriquecedor e igualmente inspirador poder ter essa informação na primeira pessoa.
O Espaço de Arquitectura está de parabéns pela iniciativa.
Cátia Marcelino
Architecture , Arquitectura , Bjarke Ingels Group , David Zahle , Espaço de Arquitectura