Em Cartaz

Dia Mundial do Teatro | Peças gratuitas por todo o país

27 Mar , 2015  

Desde 1962 que se comemora este dia, portanto, Feliz Dia Mundial do Teatro!
Hoje mais do que nunca, há um grande motivo para sair de casa e ir assistir a uma peça de teatro, não só porque se comemora esta arte, mas também porque é sexta-feira, e há várias iniciativas gratuitas a assinalar a data.
O Tezturas dá uma ajuda, para que não haja desculpas.

Começando por Lisboa.

Teatro Nacional D. Maria II
Homenagem a João Villaret, a partir das 18h00, pela Comuna – Teatro de Pesquisa. A peça “Pirandello” às 21h00. Grátis

 

Teatro Maria Matos
Conta com o espetáculo do ator belga Benjamin Verdonck – “Notallwhowanderarelost” (“nem todos andam perdidos”). Grátis.

 

Teatro do Bairro
“A baleia branca – Uma ideia de Deus”, documentário de João Botelho sobre os ensaios da peça de teatro “Moby Dick”, encenada por António Pires em 2007, na sexta-feira à noite. A seguir, o ator Cláudio Silva, que protagonizou “O Filme do Desassossego”, de Botelho, cita o poeta Armando, improviso em formato café-teatro, na primeira de uma série de sessões que vão dar origem a um espetáculo de António Pires. Grátis.

 

Avenida de Liberdade
Durante todo o dia esta zona revive os anos da “Revista no Parque”, ali ao lado, com a exposição de cenários, figurinos, programas e curiosidades vindas dos quatro teatros do Parque Mayer: Maria Vitória, Variedades, Capitólio e ABC. Grátis.

 

Chapitô
“Édipo”,
releitura da tragédia de Sófocles, que estará em cena até 19 de abril. Os atores Filomena Cautela e Ricardo Pereira farão uma leitura de uma mensagem alusiva à data, a partir das 22h00. Grátis.

 

Em Almada, o Teatro Municipal Joaquim Benite apresenta o livro “Luís Miguel Cintra: Cinco conversas em Almada”, com a presença do fundador da Cornucópia, e oferece dois espetáculos gratuitos: “Mana solta a gata”, a partir de Adília Lopes, com encenação de António Pires, e “Nossa Senhora da Açoteia”, de Luís Campião, encenado por Luís Vicente. Grátis

 

Porto

O Teatro Art’Imagem, apresenta o espetáculo “O vosso pior pesadelo”, de Manuel Jorge Marmelo. Grátis.

 

Em Tondela, a ACERT estreia Trigo Limpo teatro com “Don juan – Que no pare el Mambo!”, um espetáculo que parte de um texto clássico de Molière. Grátis

 

Em Sines, no Centro de Artes de Sines, estará em cena a peça “WAHIDA – Coração Costurado”, pelo Teatro do Mar, às 22h00. Grátis

 

Em Évora termina o FITA – Festival Internacional de Teatro do Alentejo, 

 

Em Beja “Monstros S.A.”, às 22h00, no Teatro Pax Julia.

 

Pelo Algarve, Auditório Municipal de Olhão há para ver “Zé e Janaica”, na peça “Mê menine, e a tu Mãe?”, do grupo A Gorda.

 

Cátia Marcelino

, , ,