Vida

Ditadores e os inocentes da guerra | Onde é que eu já vi isto?

17 Set , 2015  

Muito se fala e se especula à volta dos refugiados Sírios. Choca-me em particular o sofrimento daquele povo, de forma equivalente me chocam as reacções xenófobas, racistas e islamofóbicas dos que estão atrás do ecrã comodamente a mandar bitaites. Se por um lado temos governantes, ou aspirantes  a tomarem medidas ridículas de ajuda, que causam desconforto e injustiça aos cidadãos portugueses, por o outro, temos pessoas comuns que ajudam como podem e de maneira válida, fazendo o que têm ao seu alcance para dar um auxílio aos refugiados. Um pouco de ponderação é o que nos faz falta, não esquecer a nossa história, passado e presente.

Mas o que me deixa estupefacta é a ignorância das pessoas, que não percebem, que a Europa já passou por isto e rapidamente podemos ver um filme, que já rodou demasiadas vezes na história da humanidade. Que estamos em clima pré-guerra. Fatalismos ou não, enquanto se discutem ninharias, os grandes poderes mundiais discutem outra temática bem mais relevante, que irá interferir com todas as raças, credos e religiões. Temos a memória curta. Esquecemos que também nós tivemos um ditador. A segunda guerra mundial é já ali… mas a situação que se atravessa é bem mais complexa.

memorial holocausto_2

Achei por bem usar estas fotografias do memorial às vítimas do holocausto, em Berlim, para avivar a lembrança dos espíritos mais esquecidos.

Só rezo a todos os santinhos, para que esta outra “crise”, que a todos diz respeito, se resolva com o mínimo de impacto possível, e o povo Sírio consiga ser resgatado da destruição que o persegue. O direito à vida e à paz não pode ser comprometido. Amém.

Cátia Marcelino

, , , , ,