Saber Viver

Férias | Os 10 mandamentos que tem que cumprir

14 Ago , 2015  

Alguns já regressaram, outros ainda vão, e há quem vá para as suas segundas, FÉRIAS!
Ah essa maravilhosa palavra, tão simples mas tão fantástica. Achamos que vamos sempre conseguir fazer tudo e mais alguma coisa, nesse período que se quer de descanso e relax, mas muitas das vezes acabamos por não usufruir do tempo, nem aproveitar da melhor maneira o tempo que tínhamos à disposição. Por isso, este ano, esqueça as obrigações e as coisas que tinha mesmo que tratar, faça um retiro de tudo o que o chateia, deixe os problemas para trás das costas e use este tempo da melhor maneira, sozinho ou acompanhado, viva as suas férias como nunca as viveu.

Dias de praia, noites de festa, passeios ao sol, sestas na espreguiçadeira, gelados de fruta, mergulhos no mar, visitas culturais, cocktails na esplanada, leitura actualizada, peixe fresco, músicas que ficam na memória, roupas leves e pele bronzeada. Ai Verão! A quanto obrigas…

image (7)

#1 Ir à praia
O mar tem um poder revigorante que é difícil explicar. Tanto, que é aconselhado para tratamento de algumas doenças alérgicas ou respiratórias, a praia pode ser uma verdadeira terapia a custo zero. E por tudo o resto, a areia dourada, o sal na pele, ler a ouvir o mar, o contacto com a areia, tantas coisas boas, que só nos são permitidas na praia.
Não é a mesma coisa, mas para quem não gosta, há outras alternativas, rio (praias fluviais), lagos, barragens, por exemplo o Alqueva e tudo o que têm de bom para nos dar.

cabo-de-sao-vicente

#2 Ver o pôr do sol
Imprescindível. Portugal tem uma luz invejável, paisagens maravilhosas e sítios espectaculares para assistir a este espetáculo que o universo tem para nos oferecer. Sente-se confortavelmente e observe algo que todos os dias acontece, mas que por vezes nos passa ao lado. Pode ainda celebrar a coisa, em qualquer festa de “sunset” que há por toda parte, onde provavelmente o pôr do sol lhe vai passar ao lado, ainda assim é um bom momento para se divertir.

#3 Estar com os amigos
Se as agendas nem sempre estão conciliadas, se durante a semana não dá e aos fins de semana vamos para fora, há que jogar com os dias de férias para ser feliz com os amigos. Matar as saudades, promover a amena cavaqueira, e divertirmo-nos muito!

#4 Dormir a sesta
Claro! Porque nos dias de trabalho andamos a suspirar por uma soneca a seguir ao almoço, quando nos dá aquela moleza enorme e só precisávamos de fechar os olhos uns minutos. Portanto, há que aproveitar as férias! Se acordar depois do meio dia, já não vale!

livros-da-feira

#5 Ler um livro
Ler é muito importante, estimula o cérebro, enriquece-nos o vocabulário e torna a escrita mais fluída. E no fundo é uma riqueza. Deixe-se de preguiças e leia nas férias, escolha algo que lhe interesse mesmo e vai ver que não custa nada, ler é um prazer.

peixe fresco

#6 Comer peixe fresco
Aproveite para comer um peixinho grelhado, faz tão bem e sabe ainda melhor. Se não gosta de grelhar ou não tem essa hipótese em casa, use os créditos de comer fora e opte por uma refeição saudável e apetitosa, em qualquer ponto da costa portuguesa e não só, tem uma oferta acessível e deliciosa de peixe fresco, grelhado na hora, com mararvilhosas saladas de pimentos, e batatinhas bem temperadas. Deixe-se de esquisitices e seja saudável nas férias, há tempo e disponibilidade extra.

MUDE-tezturas

#7 Ir a um museu
É que não há desculpas, seja o museu que for, ou o centro cultural, logo de manhã cedo, ou ao final da tarde, reserve algumas horas para ir ver a exposição que tanto queria, ou aquela colecção que lhe falaram e nunca conseguiu conhecer, seja na grande cidade ou na terrinha, com certeza haverá alguma oferta cultural para que possa enriquecer um pouco o seu tempo livre e voltar mais completo das suas férias. Há muitas coisas grátis nesta altura, basta pesquisar. Evite as segunda -feiras, normalmente são os dias de descanso dos museus.

#8 Cuidar de si
Seja uma massagem na praia, uma ida ao SPA, vestir uma roupa mais cuidada, mime-se. Tente ter uma alimentação saudável e equilibrada, o calor ajuda a ter refeições mais leves e também se sentirá melhor consigo mesmo.
Faça um SPA caseiro, (há imensas receitas na net), faça uma esfoliação ou uma máscara, hidrate o cabelo, arranje as mãos e os pés, faça uma limpeza à pele.
Escolha modelitos onde se sinta elegante e descontraído para sair.
Usufrua destes mimos para se sentir mesmo feliz descansado.

le chat-abacaxi-com manjericao

#9 Pratique um guilty pleasure
Porque as férias também são isto, comer um daqueles gelados gigantes ou um crepe cheio de chantilly, uma mariscada com  cervejinha ou vinho verde; um cocktail, tipo daiquiri, ou mojito daqueles mesmo gostosos carregados de fruta; uma bola de berlim recheada de creme na praia, ou um jantar fora de horas daqueles que vamos para casa a rebolar.
Mas lembre-se, não pode ser todos os dias, vai querer voltar das férias em forma e não de roupas apertadas e porque o mandamento antes deste, fala em cuidar de si.

#10 Dançar
Sim, dançar é um grande mandamento para as férias, por que faz bem à alma e ao corpo, queima calorias e é tão divertido. Vá a uma festa, dance no “sunset” ou no bailarico da terrinha, abanar o esqueleto vai deixá-lo muito bem disposto!

Estas são apenas umas dicas de quem adora as férias e tenta tirar o máximo partido das mesmas. As fotografias não podem faltar, para mais tarde recordar e quando estiver deprimido relembrar os bons momentos.
Entretanto,

BOAS FÉRIAS!

Cátia Marcelino

, , ,