Todos os dias há coisas a acontecer na “grande alface”, mas em Junho há muito mais, ou não fosse, o mês das Festas de Lisboa.
Na realidade começa já amanhã, com a abertura oficial, junto à Torre de Belém. E só irão terminar em Julho, com um mega concerto de Encerramento – que vos contarei mais à frente.
Ele é Santo António, ele é Arraiais, Cultura com fartura e tanta coisinha grátis. Dentro do programa previsto, o Tezturas preparou-lhe um belo resumo, para que não se perca e consiga perceber aquilo que realmente lhe interessa. Em cada título, tem ainda as ligações das grandes temáticas da festa, para que possa consultar adicionalmente em pormenor o programa oficial.
//QUINHENTOS (abertura)
Dia 30.05. Sábado
Um espectáculo que assinala uma dupla efeméride: os 500 anos da construção da Torre de Belém e o 40.º aniversário das independências dos países africanos colonizados por Portugal. Será uma actuação transdisciplinar de teatro e música, com uma paisagem natural e projecções multimédia. Vai ter história, comemoração e muita magia com certeza. Será a primeira vez, em Portugal, que DJs actuam e interagem com uma banda militar, neste caso, a imponente Banda da Armada, os originais Beatbombers, com as vozes do Coro Infanto-juvenil da Universidade de Lisboa. Com início às 22h junto à Torre de Belém, a e entrada livre. Vai ser imperdível!
//ANDAR EM FESTA
Quatro Projectos Artísticos
Incluído está também “Aqueduto em Festa”, que permitia uma visita a um troço do aqueduto das águas livres, acompanhados por uma banda, exigia reserva e já esgotou para todas as datas – fiquei mesmo triste, por já não ir a tempo. Em alternativa, fica a informação que é possível fazer esta visita – sem banda, é certo – todas as 6ªas feiras pelas 15h, mediante marcação e tem um custo de 5€.
//SANTO ANTÓNIO
Porque afinal o padroeiro da cidade de Lisboa e é este mesmo o casamenteiro que assinala no dia da sua morte dia 13, o auge das Festas de Lisboa. Em sua homenagem – além dos indissociáveis desta figura, os casamentos, e as marchas – irão realizar-se um sem fim de actividades relacionadas, que se irão desenrolar pela zona onde Santo António nasceu, mais concretamente no Museu de Santo António, Igreja de Santo António e nas ruas daquele bairro.
//SE HÁ FESTA HÁ MÚSICA
Ora nem mais, é disso que se trata, música para todos os gostos e para todas as idades, concertos, e actividades relacionadas nesta temática. A grande maioria dos espectáculos são de entrada gratuita. E a oferta é imensa, pelo que aconselho-vos mesmo a consultarem a ligação acima. Chamo a atenção para o “”Lisboa Mistura”, sons, sabores, artes, palavras e culturas do mundo misturam-se durante cinco dias no Largo do Intendente. E para os concertos já dos próximos dias, a comprovar que a diversidade é realmente muita:
Dia 31.05 Domingo
E isto é só uma parte, para poderem desde já aproveitar o fim de semana. Entre domingo e segunda-feira, o Tezturas publicará a parte 2 desta selecção das Festas, que têm tanto por onde escolher.
Lisboetas e todos os portugueses, aproveitem o que a Lisboa – menina e moça – tem para vos oferecer!
Cátia Marcelino
Fonte: EGEAC e ilustrações do talentoso Nuno Saraiva.
A grande alface , Festas de Lisboa 2015 , Lisboa , O que fazer , Santo António