Esta é a segunda parte do melhor daquilo que vão ser as Festas de Lisboa aos olhos Tezturas – uma humilde mas selectiva escolha. Para ler a primeira parte espreite aqui. Para saber mais, siga atentamente este artigo.
E ainda no:
//SE HÁ FESTA, HÁ MÚSICA
//GRANDES E PEQUENOS PALCOS
Chamo a atenção para o Teatro das Compras, que deve ser muito interessante tendo em conta os autores e o formato.
//NO GRANDE ECRÃ
Ao ar livre ou no escurinho do cinema, a escolha é variada, no feminino e não só, o ideal é mesmo ver as datas e escolher a película clicando acima.
//NO MUSEU OU FORA DELE
São muitas exposições e actividades, uma que já mencionamos por aqui, como é o caso de Génesis, do fotógrafo Sebastião Salgado, e outras que remetem para a Festa:
//PALAVRAS E CONVERSAS
É isso mesmo, virado para a conversa e para a literatura, 6 eventos dos quais destaco:
//FESTAS E FESTIVAIS
E aqui é que começa o problema, muita coisinha boa, cuja selecção terá que ser mesmo pessoal, tem tanta variedade que não me atrevo a escolher. Vejam por vocês mesmos aqui.
//VOZ E GUITARRA (encerramento)
No Terreiro do Paço, dois dias e dois instrumentos para terminar em grande – claro está – com grandes, enormes, nomes da música Portuguesa, de três gerações de intérpretes:
3 Julho
David Fonseca, Dead Combo, Filipe Cunha Monteiro, Gisela João, Jorge Palma, Kalu, Luísa Sobral, Luís Represas, Mafalda Veiga, Márcia, Mário Delgado, Norberto Lobo, Olavo Bilac, Tim, António Jorge Gonçalves.
4 Julho
Ana Bacalhau, Ana Deus, António Zambujo, Carlos Nobre, João Pedro Pais, Luís José Martins, Luís Varatojo, Miguel Araújo, Moz Carrapa, Rita Redshoes, Samuel Úria, Sara Tavares, Sérgio Godinho, Tim, Vitorino, António Jorge Gonçalves.
Será assim, até Julho. Mas pensam que fica por aqui? Claro que não! Falta o melhor! O que há de mais autêntico, os arraiais e bailaricos, por essa cidade fora. E como prometido, o Tezturas irá publicar, na terceira e última parte deste artigo, aquilo que será a vertente “profana” da festa. Não há romaria, sem arraial e que nos valha o Santo António!
Cátia Marcelino
Fonte: EGEAC e ilustrações do talentoso Nuno Saraiva.
A grande alface , Festas de Lisboa 2015 , Lisboa , O que fazer , Santo António