DIY

Páscoa DIY #9 | Pintar ovos de Páscoa

23 Mar , 2016   Gallery

Para quem é católico, a Páscoa, é tão ou mais importante que o Natal e simboliza a morte e ressurreição de Cristo. Para quem não tem fé, pode ser apenas uma altura válida para reunir a família, aproveitar o feriado, petiscar uns pratos típicos, e partilhar as amêndoas e os ovos de chocolates, associados à festividade.

Sempre gostei da celebrar e assinalar a data, pelos vários motivos acima descritos. Desde miúda, que mais ou menos, me dedicava a fazer uma actividade relacionada com a Páscoa, e ainda hoje me briga a teima.
E este ano, tive umas ideias novas, mas escolhi uma que já há algum tempo não fazia, como é rápida e fácil, decidi partilhar aqui no Tezturas, para que façam ou metam a pequenada que está de férias a divertir-se com este tarefa.

Colorir Ovos da Páscoa. Isso mesmo, a partir de ovos banais de galinha, personalizarmos os mesmos e ornamentar com originais decorações, para fazer uma decoração festiva em casa. É muito simples, basta um pouco de amor e imaginação.

 

ovos de páscoa decorados

 

Material: 

  • ovos de galinha normais,
  • agulha grossa,
  • paus de espetada,
  • guaches com as cores desejadas,
  • pincéis para guache (1 fino e 1 grosso),
  • 1 copo com água,
  • pano seco para limpeza,
  • recipiente para guardar o interior dos ovos.

Um dos passos é retirar o interior dos ovos e aproveitá-los para cozinhar. Assim para o ano, pode usar novamente os ovos, sem risco de os partir e fazer gemada. Caso lhe pareça demasiado moroso o processo, pode saltar este ponto e avançar para a pintura.

 

1. Para cada ovo repita este processo, faça um pequeno orifício em cada extremidade do ovo e em seguida, sopre num dos orifícios, para que o interior saia para o recipiente. Lave bem os ovos, com vinagre e água, para que não libertem cheiros e seque-os bem.

 

 

2. Esta é parte mais divertida, prepare as tintas guache (ou outras da sua preferência, estas para os mais novos são aceitáveis). A imaginação é mesmo o limite, fica ao critério de cada um. Neste ano, decidi pintar o ovo na totalidade, para fazer uma base (pincel grosso), e em seguida efectuar alguns pormenores (pincel fino). Para um bom resultado, é necessário pelo menos duas demãos. Utilize os paus das espetadas para pintar o ovo sem tocar com os dedos e posteriormente secar, assim evitam-se defeitos e ovos ficam homógenos.

 

A Primavera e amor foram a inspiração, andorinhas, flores, raminhos e rosas, tons pastéis, que remetem para o calor e fazem lembrar as amêndoas. Acabei por pousar os ovos nesta peça que é um castiçal de madeira, mas serviu na perfeição para este improviso. Misturados com as velas os ovos de Páscoa personalizados ficaram bem catitas, e a nossa mesa ficou mesmo festiva.

 

DSC_4708

 

DSC_4710

 

DSC_4743

 

 
DSC_4734

 

DSC_4707

 

ovos de páscoa

Páscoa doce e feliz!

Cátia Marcelino

Comments

comments

, , , ,