Dos despojos do Halloween surgiu a dúvida do que fazer com a abóbora. A gulosice é algo “que me assiste”, é um facto, e portanto, entre fazer um saudável creme de abóbora, e um doce de abóbora, pareceu muito mais apetitoso a segunda opção. E por isso peço desculpa. Mas os remorsos com certeza que não vos irão assolar se testarem a receita. É que o doce de abóbora é mesmo irresistível. Simples ou com nozes, seja nas torradas, ou com requeijão. Entretanto experimentei também como topping, num gelado de natas, fica delicioso.
Bom, aqui fica a receita, não é propriamente segredo, mas é mesmo uma maravilha! Enjoy!
Ingredientes:
Depois de arranjar a abóbora e cortá-la em pequenos cubos, coloca-se tudo no tacho.
Cobre-se a abóbora com o açúcar e deixa-se repousar durante cerca de duas horas. Aqui o propósito é permitir que a abóbora fique impregnada em açúcar, quase como um xarope. Após esta espera, adiciona-se o pau de canela e leva-se o tacho ao lume até que levante fervura. Baixa-se para lume brando e deixa-se cozer durante, aproximadamente, duas a quatro horas. Aqui pode variar conforme a quantidade de água da abóbora, (neste caso foram mesmo as quatro horas).
Ao longo da cozedura, deve-se mexer de vez em quando, para evitar que queime ou agarre ao fundo do tacho (foi utilizado um tacho anti-aderente para obter melhores resultados). Quando o doce atingir o ponto estrada, (que pode ser testado num prato à parte), retira-se do lume e deixa-se arrefecer, gradualmente irá alcançar a consistência desejada.
Para enfrascar tamanha iguaria, reutilizámos frascos, mas caso não se esteja prevenido é possível adquirir em lojas de utilidades ou no ikea.
Convém que o frasco fique cheio até cima e bem vedado, para evitar a entrada de ar.
O Tezturas deixa aqui o DIY (do it yourself), para que fiquem já com ideias para prendas de Natal personalizadas, low cost, mas com muito amor.
Irá ser necessário: Papel pardo (ou outro papel giro que tenham em casa), tesoura, ráfia, a contrastar com o papel, etiquetas autocolantes e uma caneta preta fina.
Corta-se um quadrado de papel, maior do que o diâmetro da tampa do frasco, afim de cobrir a mesma. Para tal, ata-se a ráfia à volta da tampa de forma a que o papel fique justo. As etiquetas personalizam-se conforme o gosto pessoal. As fotos mostram as ideias Tezturas, que poderá adaptar.
Et voilá!
Este foi o resultado final. Deliciem-se e partilhem! Deixem as vossas fotos na nossa página de Facebook ou no Instagram com a tag #tezturas.
Cátia Marcelino
açúcar , amor , canela , culinária , diy , Doce de Abobora , doces , guloseimas , presente , Receita