Viagens

In love pelo Sudoeste de Portugal | Vídeo arrebatador de documentário da aidnature.org

23 Jun , 2015  

O Tezturas andou recentemente por estes lados, do Sudoeste de Portugal, do qual faz parte o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que infelizmente, se encontra cada vez mais ao abandono por culpa do Estado, que parece negligenciar esta tamanha riqueza que temos ao nosso dispor.
Pude-me aperceber com outros olhos, que ao longo deste pedacinho de Portugal escondem-se muitos segredos: paisagens incríveis, campo, mar, fauna e flora, uma deslumbrante dádiva da natureza.
Aqui ainda é possível observar um lado selvagem, praticamente intacto, ao contrário do que se foi perdendo noutros locais de beleza natural nacionais, como é o caso do Algarve, onde o betão e as grandes construções se sobrepuseram à natureza, actos baseados no “futuro do turismo”, cometeram-se e continuam a cometer-se enormes atrocidades.
Veja-se o caso recente da praia Dona Ana, em Lagos – considerada uma das mais bela do mundo – onde se está a “aumentar a praia”, destruindo ecossistemas de forma irreversível, e modificando a paisagem original que nunca mais voltará a ser a mesma e cujas repercussões serão irreversíveis.
Vale a pena ver este vídeo da aidnature.org, para perceber, que apesar da crise, esta riqueza permanece nossa e dela poderemos retirar preciosos frutos – caso não permitamos que a destruam, como têm feito noutros locais, alegando que os resorts irão dar empregos, e contribuem para o desenvolvimento económico. Turismo desse existe em qualquer parte, não podemos cair nesse erro de banalizar o que temos de tão único.
Portugal, através destas condições naturais privilegiadas, pode traçar uma estratégia, que a pouco investimento obriga, assente na divulgação e preservação do património natural. Basta acreditar no turismo de natureza, – o fenómeno do surf e do hiking – com o mínimo de infra-estruturas básicas, sustentáveis, que são cada vez mais procurados pelos turistas, que procuram as nossas praias e paisagens paradisíacas. Temos ainda, a tradição, a cultura, a gastronomia, que encontramos nos meios mais pequenos do Sudoeste e que são um complemento a este tipo de turismo.

Vejam o vídeo e deixem-se deslumbrar.

Cátia Marcelino

Comments

comments

, , , ,