Eis que chega o dia dos namorados! Sejam namorados, poligâmicos, encalhados, velhos ou novos, o programa vale para todos, e ninguém reclame que o Tezturas só pensa no Amorrr. Amizade e rambóia, também andam por aqui, pelo que estas sugestões falam disso mesmo.
1. Fazer um Piquenique | Peguem na manta ou na toalha, encham a cesta de comidas práticas e bebidas que aquecem e não se deixem intimidar pelo frio, já que o sol de inverno anda por ai, é de aproveitar. Os chapéus e os óculos de sol são acessórios imprescindíveis, para o estilo e para o bem-estar. Comidas práticas, entenda-se: sandes frias; empadas ou outros salgados; salada ou espetadas de fruta, desde que estejam prontas a comer; queques ou biscoitos; tostas e compotas; chocolates ou gomas. Para beber, podem preparar um termo com chá quente ou café; levar um vinho (não esquecer o saca-rolhas); cervejas, sumos naturais ou de pacote; os copos de vidro são mais requintados, embora os de plástico sejam mais práticos. Guardanapos, alguns talheres, e um saco para o lixo pode fazer falta.
Como escolher um sítio? Qualquer jardim com relva pela cidade, é uma boa opção (Campo Grande, Gulbenkian, Parque Eduardo VII, Jardins de Belém, Monsanto); mas podem ir até à beira rio, à praia, ou para a Serra (Sintra ou Arrábida).
2. Fazer um rally dos miradouros | Para quem tem miradouros na sua localidade este pode ser um passeio muito agradável. Por Lisboa, a tarefa está facilitada, pela quantidade que há. A questão é, será que já os conhecem todos? Pois, Lisboa tem os seu mistérios, escondidos nas suas colinas e pode andar a escapar-lhe algum. Tezturas dá uma ajuda, basta ver o mapa com a lista de todos os miradouros de Lisboa e as respectivas localizações, os mais comuns e os mais escondidos, estão lá todos, ou será que não? Alguns dos pontos têm um link para aceder a uma vista virtual. Se descobrirem algum que aqui não esteja, contactem. Analisem o mapa e façam o percurso que acham mais bonito. Todas as vistas são fantásticas, umas com mais ou menos rio, cada uma com a sua particularidade, Lisboa e o Tejo estão à espera.
Miradouro de Monte Agudo
Miradouro da Penha de França
Miradouro do Torel
Miradouro de São Pedro de Alcântara
Miradouro da Nossa Senhora do Monte
Miradouro do Chão do Loureiro
Miradouro de Santo Estevão
Miradouro do Jardim Botto Machado
Miradouro da Rocha do Conde de Óbidos
Miradouro de Santa Catarina
Miradouro do Largo das Necessidades
Miradouro dos Montes Claros
Miradouro do Alto da Serafina
Castelo de São Jorge
Parque Eduardo VII
Elevador de Santa Justa
3. Aqui (não) há festa | Baile de Dia dos Namorados e Carnaval, ou seja, uma grande misturada, mas diversão garantida. Na Voz do Operário haverá um salão de baile do antigamente, banda no palco e meninas que bailam como nos filmes a preto e branco. A partir das 21h poderá dançar ao som da Orquestra Ideal, do projecto Rádio Royale, com músicas dos anos 40 e 50, cantadas pelas “Meninas da Rádio”. Gimba é o director musical e “mestre de cerimónias”, compositor de todos os temas originais, no piano Vicente Valentim, no contrabaixo António Quintino, na bateria Mário Santos, Marta Hugon e Samuel Úria são os convidados especiais, a coisa promete!
4. Concerto de Jazz | Em Alfama, um program mais tranquilo no Onda Jazz, com o músico Bruce Henri e os seu acompanhantes. Segundo consta este “artista vive com uma constante necessidade de seduzir, seja a sua musa, o público ou a si mesmo.” Nada melhor do que se deixar seduzir neste dia em que a paixão vai andar no ar.
5. Noite de São Valentão | A Fábrica do Braço de Prata pode ser uma boa escolha para grupos, que podem usufruir de descontos num Jantar Especial. Vai haver Stand Up Philosophy com Nuno Nabais, Milonga das Estrelas com Alejandro Laguna, My Favourite Love Songs por Júlio Resende, Vânia Fernandes e Alexandre Frazão, Trio Mariachi Bruce Henri Selecta Tupimambo.
Feliz Dia dos Namorados e Bom Sábado de Carnaval, diversão e amor são as palavras de ordem para o fim de semana que ai vem.
Cátia Marcelino
Tezturas
amor , Aqui (não) há festa , Bruce Henri , Dia dos Namorados , Fábrica do Braço de Prata , Ideias dia dos namorados 2015 , Meninas da Rádio , Miradouros de Lisboa , Noite de São Valentão , Orquestra Ideal , Piquenique , Voz do Operário