o_fondue4

Comes e Bebes, Cozinha, Saber Viver

Comer fora #6 O Fondue | Saldanha

10 Ago , 2015  

Sou fã de fondue e quando recebi o convite da Zomato para ir ao Fondue no Saldanha, nem pensei duas vezes, porque já tinha ouvido falar deste restaurante, mas ainda não tinha tido oportunidade de lá ir.

 

o_fondue1

Marquei almoço para um dia de semana, já que tinha umas reuniões naquela zona, optei por após os negócios ir desfrutar de uma boa refeição. E foi mesmo isso que aconteceu.


Tínhamos marcado para as 14h, mas antecipámos a nossa chegada para um pouco antes e foi tranquilo. Muito bem recebidos, fomos encaminhados para a nossa mesa em zona de não fumadores (existe a opção para fumadores). Dada a hora e o dia,  encontravam-se poucas mesas ocupadas e previa-se um almoço sossegado.

 

o_fondue2

 

A recepção é feita com entradas variadas e todas apetitosas, impossível não experimentar tudo.
Saladinhas, de polvo e orelha. A primeira adoro, a segunda rendi-me, experimentei e até gostei. Azeitonas verdes com oregãos, pãozinho, gambas com maionese, ovos de codorniz com molho de cocktail, queijo curado com azeitonas recheadas, paté e presunto e fatias de um presunto pata negra, que se desfazia no palato, simplesmente divinal.
Uma irrepreensível selecção de sabores mediterrânicos.

Escolhemos uma sangria tinta para matar a sede, estava mesmo boa!

 

o_fondue3

 

Seguimos para o protagonista do almoço, o fondue. Entre as opções frito ou grelhado, optamos pelo grelhado.  Neste caso um misto de 3 carnes à escolha. Avestruz (que já tinha experimentado e me apeteceu recordar), zebra e bizonte por sugestão do simpático senhor que nos atendeu e ajudou nesta escolha que pode ser complicada. Já que O Fondue, dispõe de uma variada oferta de carnes exóticas, como crocodilo, lama ou camelo. Mas calma! Para os menos aventureiros, tem as carnes mais habituais, incluíndo vaca, como por exemplo a picanha ou a maminha e ainda carnes brancas, para quem quer ser mais saudável. A oferta é imensa. Tem também uma boa diversidade de peixe. Dá para combinar a carne com marisco, a nossa escolha recaiu nas gambas.
E num ápice já tínhamos tudo o que era necessário para dar início ao prato principal.

 

o_fondue_destque

 

 

O fondue vem acompanhado de batatas fritas caseiras acabadinhas de fritar, e uma grande variedade de frutas, num prato colorido composto por uvas, melão, kiwi, pêssego, laranja, abacaxi e banana.

Não esqueçamos os molhos, estes também para todos os gostos, desde o mais simples, maionese, ao mais elaborado com ovas, ou os mais picantes, de pimenta verde ou o de alho. Perfeito! Para uma refeição descontraída e gulosa!

A carne vem devidamente identificada, cortada em finas fatias para grelhar, e previamente temperada. É só colocar na chapa e aproveitar. A carne estava deliciosa, a de zebra foi eleita a melhor.

 

o_fondue6

 

O espaço é amplo, tem uma decoração básica, extremamente simples mas satisfaz. O sistema de extração de fumo é bastante eficaz e bem distribuído e não vim com o cabelo a cheirar a fumo, fiquei feliz.
A única coisa negativa que posso apontar, que não me agradou e que infelizmente se vem a constatar noutros restaurantes em Portugal é a música ambiente, pois mais parecia que estávamos num bar ou numa discoteca, peca por isso, pode ter sido do dia, mas é algo fácil de melhorar.

Não vou dizer, o melhor estava para vir, porque estava a ser tudo bom. Mas o final conseguiu ser surpreendente. O  senhor já nos tinha dito que era fondue de chocolate, certo. E a Cátia imaginou “chocolate derretido e frutas”. Sim, era isso, e mais qualquer coisa… Nomeadamente, biscoitos, profiteroles, chantilly e marshmallows. “Fondue de chocolate com marshmallows? Please! É a cena mais “engordativa” e mais fixe de sempre, inventada pelo homem.” Foi a expressão que me ocorreu depois de ter comido tal tentação. E vos garanto, que sou aquela pessoa que não olha a meios quando falamos de doces.

 

o_fondue7

Combinámos os profiteroles da forma que nos apeteceu, só com chocolate, só com chantilly, ou com ambos. Frutinhas, biscoitos, tudo molhado no chocolat. Perfeito!

Foi uma grande experiência gastronómica, que agradeço ao Fondue e aconselho sem qualquer dúvida. Parece-me um sítio interessante e suficientemente versátil para qualquer ocasião, para ir a dois (como eu fui), com a família ou amigos, ou até mesmo para negócios. Sem dúvida, irei repetir.

Tezturas gosta e recomenda.

Cátia Marcelino

Click to add a blog post for O Fondue on Zomato

Comments

comments

, , ,