salada de quinoa com camarao e vegetais grelhados

Comes e Bebes

Receita #14 Salada de quinoa com camarão e vegetais grelhados

17 Jun , 2017  

Se a Primavera foi tímida em chegar, o Verão antecipou-se e ultimamente temos enfrentado dias bem quentes, que teimam em não terminar. Para suportar melhor estas temperaturas agrestes nada como pequenos truques para nos refrescarmos, tomar refeições leves e hidratar, beber muitos líquidos, água, ou para quem prefere algo mais elaborado infusões e chás gelados (sem açúcar s.f.f.). E foi num destes dias de muito calor, em que não sabia o que fazer para o almoço que inventei esta salada que vos apresento hoje, preparada com o que havia em casa.

 

salada de quinoa com camarao e vegetais grelhados

 

A quinoa é um ingrediente super versátil, que dá para preparar pratos salgados ou doces, frios ou quentes, para as mais variadas refeições do dia. Confusos? Podemos fazer quinoa cozida com pêra e canela para o pequeno almoço, ou salteada com alho e azeite para acompanhamento ao jantar. A quinoa é muito rica em nutrientes, considerada um super alimento, chamado de “o grão dos Deuses” pelos Incas, os seus benefícios para a saúde são inúmeros, e não tem glúten.
Para a sua preparação convém demolha-la, e/ou lavá-la bem, com água corrente. Para cozê-la deve usar-se duas porções de água para uma de quinoa, durante quinze minutos, quando terminar escorre-se bem novamente pelo passador. E deixa-se repousar, para que fique suave e com textura. Pode se conservar num recipiente fechado no frigorífico.

 

 

Ingredientes para 4 doses:

4 chávenas de quinoa cozida,
1 cebola roxa,
1 courgette grande,
1 beringela,
1 pimento vermelho,
2 tomates aos cubinhos,
1/2 pepino aos cubinhos,
6 folhas de alface frisada aos pedaços,
rúcula q.b.
2 punhados de amêndoas,
200g de miolo de camarão,
pimenta preta moída,
flor de sal,
óleo de côco (ou azeite),
cebolinho picado q.b.,
vinagre q.b.,

 

 

Preparação:

Com todos os vegetais prontos (lavados e cortados) prepara-se uma base de alface, rúcula, espinafres, pepino, tomate e junta-se a quinoa, de forma igual em quatros pratos fundos.

Salteia-se a courgette, a beringela, os pimentos e a cebola roxa aos cubinhos, em óleo de côco ou azeite, numa frigideira anti aderente, previamente aquecida. Deixa-se em lume médio durante uns 10 min. sempre a agitar a frigideira ou mexer com cuidado. Por fim adiciona-se o camarão e deixa-se apurar mais um pouco, até que estes fiquem corados. Desliga-se o lume e salpica-se com uma pitada de flor de sal e pimenta preta.

 

salada de quinoa com camarão e vegetais grelhados

 

Servem-se os pratos com o salteado em cima da base. Distribuem-se as amêndoas e o cebolinho. Por fim retoca-se a pimenta e tempera-se a gosto com azeite e vinagre.

Bom Apetite!

salada de quinoa com camarão e vegetais grelhados

 

salada de quinoa com camarão e vegetais grelhados

 

Comments

comments

, , ,