receita-chutney-de-manga-5

Cozinha, Saber Viver

Receita #15 Chutney de manga

17 Out , 2017  

No passado dia 29 de Setembro estreou em Portugal o filme Victoria & Abdul, que retrata a curiosa relação entre a rainha Vitória de Inglaterra e um servo indiano de seu nome Abdul. Baseado numa história verídica, revelada recentemente, este quase poderia ser um retrato multicultural dos nossos dias. No entanto, a controvérsia e peculiaridade da situação torna-se muito mais complexa, visto a protagonista ser uma figura histórica de enorme relevo da casa real britânica, cujo protocolo seria ainda mais rigoroso à data desta história.

O filme é super interessante, para quem aprecia de filmes de época, como é o meu caso, ou para quem gosta de uma boa trama entre a realeza e a plebe. No fundo, a história de uma amizade improvável. Com momentos divertidos e caricatos, de generosidade e surpresa, temos uma pequena amostra da vida da emblemática da rainha Vitória, brilhantemente interpretada pela Judi Dench, ao seu lado surge um actor (que não conhecia) Ali Fazal, no papel de Karim Abdul, que também nos conquista.

Tive a oportunidade de assistir à ante-estreia do filme, a convite da STW e da NOS, numa divertida sessão no Cinema UCI, onde no final nos foi lançado um desafio com a oferta de uma manga, a “rainha das frutas”. Quem for ver o filme irá perceber a graça deste jeu de mots e mais não digo.

Claro que não hesitei, e peguei na minha manga que estava madura no ponto, e fiz um delicioso chutney de manga. Além de adorar tudo o que é chutney, iniciei-me recentemente na preparação desta iguaria, daí querer experimentar esta famosa receita indiana, com um ingrediente tão rico.

Tive como referência a receita da Compassionate Cuisine (um blog que sigo pontualmente cheio de receitas do bem) e como faço em quase todos os meus cozinhados, coloquei o meu cunho pessoal. Ora bem:

 

receita-chutney-de-manga-5


Chutney de manga
1 manga média cortada aos pedacinhos
1 colher de sopa de azeite
1 chalota picada (ou uma cebola pequena)
1 colher de sopa de gengibre fresco picadinho
Pimenta moída q.b. (aqui podem carregar)
1 colher de café de sementes de mostarda
1 colher de café de caril em pó
¼ chávena de açúcar de côco
¼ chávena de vinagre de cidra
1 colher de café de sal (usei sal rosa dos himalaias)
Num tacho ou frigideira anti-aderente, coloca-se o azeite e refoga-se a cebola em lume médio, com o gengibre, até que a cebola fique translúcida. Junta-se a nossa manga, o açúcar, o vinagre, as especiarias e o sal.
Passando o lume para o mínimo, cozinha-se o preparado até a manga se desfazer completamente. O chutney deve ficar com uma consistência densa, como se todos os ingrediente se fundissem.  Convém ir mexendo com uma colher de pau, até que a mistura fique homogénea q.b., cuidado para não cozinhar demais.
 
Deixa-se arrefecer e serve-se numa taça bonita, ou guarda-se num frasco de vidro esterilizado no frio.

 
chutney-de-manga4

 

chutney-de-manga9
 
 receita-chutney-de-manga

 
chutney-de-manga8

 

Como eu não brinco em serviço, e a propósito de uma ocasião especial cá em casa, este chutney foi um dos pratos servidos num almoço, de inspiração Indiana, com mesa posta a rigor.

 

chutney-de-manga7

 

Acompanhámos com papadam feitos na hora! Foi ainda mais desafiante do que o chutney, mas não deixou de ser divertido. Ficaram deliciosos.

 

chutney-de-manga6
 
Espero que vejam o filme, e fiquem inspirados com esta deliciosa sugestão, com sabor asiático.

 

Comments

comments

, , , , , ,