trufas_destaque

Cozinha

Receita #11 Trufas de Millet com côco ou alfarroba | sem aditivos

6 Mai , 2016  

Continuo a tentar fazer receitas mais saudáveis, com ingredientes autênticos, e sem aditivos, sem açúcar, sem glúten, sem lactose.
Por isso tenho andado a investir na preparação destes pequenos snacks, que nos ajudam a evitar comer o que não devemos no intervalo das principais das refeições, o que é meio caminho andado para não fazer asneiras. E o mais importante, é que além de serem nutricionalmente ricos, são deliciosos!

 

maria-granel-3

 

Depois de uma visita à loja Maria Granel, meti mãos à obra.
Não sei se já conhecem o conceito, como o próprio nome indica, é uma loja onde tudo é vendido a granel, isso mesmo, como antigamente. Além dessa vantagem, os produtos que são variadíssimos, são também biológicos, o que nos dá outra segurança no momento da compra.

 

maria-granel-4

 

Fiquei fã, trouxe algumas coisas que precisava, e que me faz muito mais sentido comprar ao peso, porque assim, só se traz aquilo que se precisa mesmo, sem desperdício, ou sem medo de experimentar. E depois guardo tudo muito bem em frascos que reutilizo, fica giro na prateleira, e é prático. Comprei trigo sarraceno, aveia e o millet, base da receita que abaixo passo a descrever.

 

maria-granel-2

 

Para quem não sabe, o millet ou milho painço, é um cereal ancestral, (o mais alcalinizante) isento de glúten, que caiu um pouco em desuso, e é até usado para alimentação animal. Hoje em dia, ganhou um novo papel, além de ser uma excelente alternativa ao trigo, sacia bastante devido à sua quantidade de fibra, utilizado na dieta macrobiótica, ajuda em problemas digestivos. É imensamente versátil, acessível – pelo que convém comprá-lo biológico – e pode ser usado para pratos doces, salgados, como acompanhamento, etc. Desde que experimentei, fiquei adepta.

 

trufas_1


Ingredientes base:

180g de tâmaras (desencaorçadas)
150g de millet cozido
100g de farinha de aveia
2 colheres de sopa de sumo de limão
raspa de 1 limão

Com côco:

Côco ralado a gosto

Com farinha de alfarroba:

Farinha de alfarroba a gosto

O millet deve ser cozido previamente e deixa-se arrefecer.
Colocam-se os ingredientes base num processador até obter uma massa homogénea.
Pode-se retificar o limão a gosto. Divide-se a massa em dois, e numa das metades coloca-se uma pitada de farinha de alfarroba até a massa ficar mais escura e temperada com este ingrediente.
Leva-se o preparado ao frio cerca de 30 minutos para ficar fácil de moldar.

Retira-se a massa do frio, pra fazer as trufas. Usa-se a metade neutra, para o côco, fazem-se bolinhas e inclusive pode colocar-se côco no meio, fica ao critério de cada um e rolam-se as mesmas pelo côco. A metade que ficou com a alfarroba, fazem-se igualmente bolinhas, e passam-se pela farinha de alfarroba até ficarem totalmente cobertas.
Devem conservar-se fechadas numa caixa no frio.

 

trufas_2

 

Fácil não é? Ficam lindas, até para uma festa, fazem um brilharete. E nem imaginam a delícia que são…

Cátia Marcelino
(Na sua versão fada do lar e apreciadora de comida)

Comments

comments

, , , , , , , , , ,